Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta: Ambientes Familiares de Agressão

links patrocinados

Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta: Ambientes Familiares de Agressão

O velho ditado já diz, pai e mãe é que cria. Mas, vale ressaltar que em muitos casos o ambiente de criação pode trazer problemas psiquiátricos na vida adulta. Um bom exemplo disso está na novela das 21 horas, onde o personagem interpretado por Matheus Solano, deu vida à Félix, um rapaz homossexual que sempre sofreu preconceito por parte do próprio pai, vivido pelo conceituado ator Antônio Fagundes. Por isso, Félix apresentou desde o primeiro capítulo falhas de caráter.

Confira mais

Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta: Ambientes Familiares de Agressão Ambientes Familiares de Agressão

Por esse exemplo e ainda através de estudos podemos dizer que as consequências das agressões até mesmo verbais acabam causando uma série de danos emocionais e pode aumentar o as chances de ocorrência de problemas psiquiátricos na vida adulta. Vale ressaltar que os prejuízos causados são extremamente danosos e acompanham o indivíduo até o resto da vida. Isso acontece porque é nesta época que as crianças estão construindo seus ossos, músculos e psique, que envolve noções de amor próprio, autoimagem e autoestima.

Confira mais sobre Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta: Ambientes Familiares de Agressão

Situações de agressão psicológica e de violência

Existem ao todo três situações de agressão psicológica e de violência que podem causar problemas psiquiátricos na vida adulta. O primeiro delas são as situações de indiferença, de desprezo e de abandona. Isso porque crianças que são ignoradas pelos pais podem apresentar um sentimento de abandono. Já a segunda situação é aquela em que acontecem agressões verbais através de humilhações constantes diante de outras pessoas, de desvalorização da pessoa e também de insultos. A ocorrência deste tipo de situação acabam destruindo gradativamente a autoestima destas crianças. Vale ressaltar que neste caso são válidas tanto as humilhações intelectuais ou físicas. Já a terceira forma de agressão psicológica é a mais difícil de ser identificada. Trata-se da chantagem emocional, onde atrás de um demonstração de doçura e afeto, existe uma grande colocação de sentimento de culpa e de cobrança.

Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta

Problemas psiquiátricos causados pelas agressões psicológicas

Além dos problemas depressivos, existem diversos outros tipos de transtorno que podem acontecer por causa das agressões verbais. O primeiro transtorno são as perturbações relacionais, onde ocorrem a desvalorização de si, sentimento de impotência, vergonha, falta de confiança e isolamento. Perturbações intelectuais, como falta de memória, confusão mental, autoimagem negativa, dificuldade de memorização e de concentração, pesadelos e sentimento de inferioridade. Há também chances de aparecerem distúrbios ligados à ansiedade, como medo, ataques de pânico, desordem alimentar, perturbações do sono, fobias, hiper vigilância e disfunções sexuais. Vale ressaltar que filhos de casais que praticam agressões psiquiátricas tem até quatro vezes mais chances de apresentarem problemas comportamentais, como comportamento agressivo.

Problemas Psiquiátricos na Vida Adulta: Ambientes Familiares de Agressão - saiba mais

Comportamentos que também podem trazer problemas às crianças

Vale ressaltar, que não são apenas as agressões psiquiátricas que causam problemas na vida adulta. Alguns comportamentos também pode ocasionar e trazer problemas às crianças, como uso de drogas ou de álcool, rejeição dos amigos dos filhos, conflitos e discussões familiares, regras e normas rígidas demasiadamente e falta de demonstração de respeito e de afeto.

Pesquisar
Artigos Relacionados