Primeiros socorros para acidentes na praia
Ir para a praia é uma diversão, além de ser um momento de relaxamento. Mas, sem os cuidados necessários e adequados, o passeio pode acabar virando uma grande dor de cabeça. Por isso, é muito importante se hidratar bem, usar protetor solar e tomar cuidado com o consumo de alimentos. Vale ressaltar que muitas vezes esses cuidados e precauções não são suficientes e abrem um espaço para que pequenos acidentes aconteçam.
Pensando nisso, elaboramos uma pequena lista de primeiros socorros para acidentes na praia típicos e bem fáceis de acontecerem à beira mar.
Acidentes na praia: primeiros socorros com queimaduras
Os primeiros socorros indicado quando ocorre queimaduras térmica são: lavar rapidamente com sabão neutro e água gelada. Em hipótese alguma use gelo no local da queimadura, por causa da sensibilidade da pele, o que pode acabar agravando o problema.
Outra dica é quanto ao aparecimento de bolhas. Não as estoure, pois há o risco de contrair infecções.
A hidratação com cremes à base de aloe vera pode ser feita em locais onde não haja a formação de bolhas ou que tenham lesos mais profundas. Em caso de bolhas, sinais de pele morta, dor intensa, febre, o ideal é procurar o mais rápido possível atendimento médico.
Também esqueça aquelas velhas receitas caseiras que a sua vó e a sua mãe lhe ensinaram. Aplicar café, manteiga, pasta de dente pode causar infecções e ainda agravar o problema.
Ouvido entupido
Depois daquele delicioso banho de piscina ou de mar, é muito provável que a água fique acumulada no ouvido. Por isso retire a água acumulada enxugando a região externa do ouvido com o auxílio de uma toalha ou ainda dê pequenos tapinhas ou pulinhos. Se estes cuidados não melhorarem a situação, procure um médico para um tratamento mais apropriado, que pode ser feito através da administração de medicamentos ou através de uma lavagem. Isso porque a maioria das infecções de ouvido é causada pelo fato que a água acaba empurrando a cera pelo canal auditivo.
Picadas de mosquito
Outro problema muito comum durante o verão na praia são as picadas de mosquito e de pernilongos. Isso acontece porque esses insetos acabam necessitando nos dias quentes de sangue humano para que seus ovos amadureçam. Por isso, ao notar que foi picado verifique se houve reação alérgica, como aparecimento de bolinas e de inchaços.
Confira mais
Em casos mais graves, o indivíduo pode chegar a ter um choque anafilático e por isso, ela deve ser encaminhada imediatamente para o hospital mais próximos.
A recomendação geral é evitar coçar a área, já que corre-se o risco de que as bactérias presentes na unha podem causar infecções e lesões. Uma boa dica é higienizar a área picada com álcool.
Em geral, a coceira acontece porque o mosquito acaba deixando a sua saliva altamente tóxica à pele no sangue. Uma boa dica portanto para diminuir a temperatura da área para aliviar a dor, a coceira e a vermelhidão é aplicar gelo.