Prevenindo-se de Arritmias Cardíaca

links patrocinados

Prevenindo-se de Arritmias Cardíaca

As arritmias cardíacas são alterações do ritmo cardíaco, tanto para uma frequência menor, bradicardia, ou ainda para uma frequência mais alta, também chamada de taquicardia. Em ambos os casos, há o risco de ocorrerem outras doenças cardiovasculares, como AVC, infarto e até mesmo morte súbita. De acordo com o Ministério da Saúde, pouco mais de 5% da população brasileira sofre com algum tipo de arritmia cardíaca, até mesmo os indivíduos mais jovens. Por isso, é importante identificar o problema o quanto antes, porque depois que ele se agrava passa a comprometer não só os batimentos cardíacos, mas ainda todo o sistema circulatório. A fim de te ajudar nesta prevenção das arritmias cardíacas, listamos aqui alguns hábitos necessários que ajudam na prevenção e no controle do problema.

Tome cuidado com a cafeína

Prevenindo-se de Arritmias Cardíaca Confira Prevenindo-se de Arritmias Cardíaca

Uma boa forma de se prevenir contra o aparecimento de arritmias cardíacas é tomar bastante cuidado com a cafeína, já que ela possui um efeito estimulante em nosso sistema nervoso. Além disso, vale ressaltar que a cafeína pode gerar batimentos cardíacos mais rápidos, o que não é indicado para indivíduos que sofrem de arritmias. Por isso, para pessoas saudáveis, o ideal é ingerir até 300 ml de cafeína ao dia. Se você está com suspeita de que algo está errado com a sua saúde é recomendado consultar um cardiologista de sua confiança.

Arritmias Cardíaca

Confira mais

Outra dica importante para se prevenir de arritmias cardíacas é consumir álcool com moderação, já que este terrível hábito acaba estimulando o sistema formado por receptores cerebrais que são os grandes responsáveis pela produção de adrenalina. Vale a pena também fugir das dietas da moda. Essas dietas que são apenas à base de líquidos ou possuem uma restrição de calorias elevada, acaba causando deficiência de nutrientes, distúrbios metabólicos e desidratação, que podem acabar alterando o ritmo de batimentos do coração, tanto para menos quanto para mais.

Previna a  Arritmias Cardíaca

Dormindo bem

Outra dica importante para se prevenir de arritmias cardíacas é dormir bem, já que a apneia do sono aumenta os riscos de arritmias cardíacas. Isso acontece porque indivíduos com apneia do sono acabam deixando a respiração mais intensa durante a noite, causada especialmente pela obstrução das vias respiratórias. Com isso, o esforço para respirar acaba gerando um aumento da pressão sanguínea e elevando o ritmo dos batimentos do coração, aumentando assim o risco de acontecem complicações e de arritmias. Fazer exercícios físicos também é muito importante para se prevenir de arritmias cardíacas. Mas, tome cuidado, é de extrema importância que você procure um médico para fazer uma avaliação física antes de começar a treinar.

Prevenindo-se de Arritmias Cardíaca - saiba mais

Atenção com as gorduras

Para evitar que aconteçam arritmias cardíacas vale a pena também ter atenção e cuidado com as gorduras. Isso porque o consumo exagerado acaba interferindo de forma direta na incidência desse problema, já que o acúmulo de gordura aumenta a pressão sanguínea. Outro cuidado importante é com o cigarro, que libera adrenalina e acaba elevando o ritmo de batimentos do coração, causando dessa maneira a taquicardia.

Pesquisar