Prevenção Dengue

links patrocinados

Prevenção Dengue

Prevenção dengue

A dengue é uma das doenças mais perigosas de todo o mundo, e não há nenhum brasileiro que não tenha medo de adquiri-la, já que a transmissão da doença é realizada por um simples mosquito, diferente dos comuns é claro, mas identificá-lo não é uma tarefa muito simples.

Muito grave, a dengue é uma doença transmitida exclusivamente pelo mosquito Aedes Aegypti, quando este infectado. Assim, tal mosquito se reproduz em qualquer ambiente com água parada, ou seja, não deixar água acumular é o primeiro passo para a prevenção dengue.

Caso o indivíduo não realize a prevenção da dengue corretamente, ele pode ser infectado, principalmente em regiões de muito calor. Alguns dos sintomas mais encontrados nos pacientes infectados pela dengue são: dor de cabeça, dor forte atrás dos olhos e febre acima de 38 graus.

A prevenção da dengue: como é possível?

Há quem ache que fazer a prevenção da dengue é algo complicado, mas tomar apenas alguns cuidados básicos na sua própria casa já prevenirá toda a sua família de uma doença que muitas vezes não tem volta.

Dengue

Primeiramente, deve se começar a prevenção dengue nos jardins e partes externas do ambiente, já que por conta da chuva esses lugares costumam ter uma maior presença de água.

Tudo o que tiver água acumulada deve ser eliminado para a prevenção da dengue, já que esses são os lugares ideais para a reprodução dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissores da dengue.

E, cuidado para não se iludir: pequenos copos, vasinhos de plantas, latinhas de cerveja ou refrigerante (mesmo que em sacolas plásticas com acúmulo de água) ou até mesmo aquelas partes internas dos pneus, são lugares pequenos, mas os preferidos pelos mosquitos transmissores.

Simples ações para prevenção da dengue

Como prevenir a Dengue

Não pense que para fazer a correta prevenção da dengue você perderá horas do seu dia. Pelo contrário, pequenas ações, desde que realizadas corretamente e em conjunto com toda a família, já são mais do que suficientes para a prevenção da dengue.

Existem quatro lugares fundamentais que devem ser sempre observador para se prevenir da dengue: lixo, plantas e/ou jardins, caixas d’agua, lajes e calhas e também quaisquer tipo de depósito de água.

Verifique diariamente se não há acúmulo de água nestes, e no caso das caixas d’agua, o ideal é mantê-las devidamente fechadas.

Além disso, manter os sacos de lixo sempre fechados e trocar com frequência a água das plantas é uma forma de garantia de prevenção da dengue!

Eliminação das larvas do mosquito Ades Aegypti

Já imaginou que aquele cafezinho seria essencial na prevenção da dengue? Atualmente, pesquisas realizadas em universidades brasileiras descobriram que a cafeína é a principal destruidora da continuação do desenvolvimento do mosquito transmissor.

Como e possivel combater a dengue

Sendo assim, quanto mais cafeína junto á agua parada, menor é o tempo de vida das larvas que transmitirão a doença. Ainda segundo os cientistas, nenhuma das larvas nos estudos realizados até então conseguiram escapar dos poderes da cafeína.

Ademais, inseticida, sal de sozinha e água sanitária também foram produtos já recomendados na prevenção de dengue, caso sejam encontradas larvas dos mosquitos em água parada. Porém, nenhum método chegou aos 100% de eficácia, como foi o caso da cafeína.

Agora que você já sabe todos os métodos de prevenção da dengue, procure se cuidar o máximo para evitar que você ou qualquer membro de sua família venha a sofrer com a doença por descuido.

Acoes simples para combater a dengue Mosquito da Dengue

Pesquisar
Artigos Relacionados