Postura Correta

Postura Correta

Postura Correta

A saúde das pessoas é sem dúvida um fator muito importante para realizar quaisquer atividades cotidianas e que muitas vezes só é levada à sério quando acontece algum problema com o organismo. A postura correta é um exemplo disso, já que muitas pessoas não se dão conta de como em longo prazo pode ser prejudicial ficar em posições desconfortáveis, ocasionado até mesmo danos irreversíveis. Esse assunto é muito mais sério do que se imagina como aponta uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que aponta que cerca de 80% das pessoas sentem dores nas costas ocasionadas em sua maioria por postura incorreta. Saiba mais sobre como manter a postura correta no decorrer do artigo.

Sintomas ocasionados pela postura incorreta

Como ter uma Postura Correta

Sintomas como cansaço e dores na região da coluna são sinais de que não foi devidamente mantida uma postura correta ao dormir ou no momento de realizar atividades, geralmente atividades que demandem mais tempo. Sem perceber, por falta de consciência corporal, muitas pessoas ficam em situações de desconforto e agridem assim seu próprio corpo. Comumente a coluna pode se tornar um verdadeiro “S”ou mesmo um “C”, dependendo da postura que se mantém ao andar ou deitar e sentar em camas, assentos, sofás e ou cadeiras. Isso se deve também pelo fato de a maioria desses objetos não seguem ideias ergonomicamente falando para se obter uma postura correta, adequada ao corpo.

Postura correta e trabalhos forçados

Dores na coluna

Trabalhadores que fazem atividades forçadas como erguer peso, usam bastante os braços e o tronco ou precisam agachar demasiadamente geralmente descuidam com a postura correta da coluna. Esses indivíduos são um dos mais propensos a desenvolver problemas lombares de colunas, por isso devem a cada momento fazer relaxamentos e alongamentos físicos, no intuito da prevenção de doenças, como lesões, lordoses, cifoses e escolioses, por exemplo. E o problema é tão sério que além das costas pode afetar também a estrutura do pescoço.

Como manter a postura correta

Dores nas costas

O melhor remédio, como diz o dito popular, é a prevenção. Por isso não deixe o problema surgir e se tornar um grande empecilho na sua vida, comece a perceber como está sua postura corporal e torne a postura correta um hábito, que ao passar do tempo se torna naturalizado. É importante quando sentar, por exemplo, deixar sua coluna alinhada de forma longitudinal, uma dica é você perceber que está sentado sobre o quadril, sentindo o peso do seu corpo sobre ele, mas de forma leve, nunca tensionado. Ao caminhar preste atenção se está curvando os ombros, mantenha sempre o peito da frente, alinhado com seu quadril.

Uso de sapatos adequados

Outro fator muito importante na hora de cuidar da sua postura é perceber que tipo de sapatos está usando e se ele está influenciando na postura correta no dia-a-dia. Os pés e as pernas são a base de sustentação do corpo, por isso é deveras importante usar um calçado confortável, que mantenha a estabilidade necessária para caminhar. Não são aconselháveis, por tanto, o uso de sapatos de salto alto, em formados apertados ou com solas finas e desaparelhas.

Postura na cadeira Cuidar da Postura

GD Star Rating
loading...
Postura Correta, Nota: 4.7 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados