Postura Corporal

links patrocinados

Postura Corporal

Postura Corporal

A dor nas costas é um problema que vem atingindo jovens, crianças e adultos, sobretudo por sobrecarregar as costas ou manter posturas que desalinham a coluna. Seja na maneira de andar, sentar ou mesmo criando alguns hábitos errados na hora de assistir televisão, utilizar o computador ou mesmo assistir as aulas na escola, a coluna é sempre a maior prejudicada, e com o passar dos anos uma criança que sempre teve má postura acabará desenvolvendo problemas sérios de coluna, em alguns casos necessitando até de cirurgia.

Adultos com dor nas costas, com certeza foram crianças que mantiveram má postura e sobrecarregaram as mochilas.

Cuidados com a postura

Sem nem se dar conta as crianças acabam por desenvolver problemas de coluna, se esquecendo de qual a maneira correta de sentar, comer, estudar e dormir. A postura corporal, não é tida como assunto importante dentro dos lares e nem é dada devida importância nas escolas, e daí tantos problemas e complicações relacionados com a coluna.

E problemas na coluna vão muito além de uma estrutura desalinhada, problemas de coluna podem desencadear dores nos pés, enxaqueca, dores nas articulações, nos joelhos e uma péssima qualidade de vida. Nem sempre se atenta à importância que a coluna possui, ela é responsável por andar melhor, por carregar nossa cabeça, nossos ombros e quando sentimos dores nestes lugares, muitas vezes nem pensamos no mal que estamos fazendo a nossa coluna. Uma boa postura é sinal de saúde e bem estar ao longo da vida.

Cuidar da postura

Desvios de Postura

Quando nossa coluna não recebe a atenção merecida, desenvolve-se uma série de problemas, dentre esses os desvios de postura que são eles:

Lordose: neste caso há desvio na lombar, quando esta parte do corpo acaba por acentuar os ângulos do peito e do abdômen para frente, essa dor é muito sentida quando o doente precisa ficar um bom tempo em pé.

Cifose: aqui se tem um problema de condicionamento físico insuficiente e má postura que acaba por ocasionar o que popularmente conhecemos como corcunda.

Escoliose: tem-se aqui um desvio da coluna, que ao primeiro momento parece estar mais voltada para a esquerda ou a direita, quando deveria normalmente estar reta.

Problemas na coluna

Muitas pessoas se esquecem que a postura não deve ser policiada durante o dia, numa noite de sono com má postura podem desenvolver-se também sérios problemas de coluna, da mesma forma que acontece durante o dia. É muito importante alinhar o travesseiro de maneira que a coluna fique ereta e dormir de lado ou de costas é sempre mais aconselhado. Outro conselho é com relação aos calçados que precisam ter entre 2 e 5 cm, para que a coluna não sofra impacto durante o caminhar.

Questões relacionadas à maneira de se apoiar a mão no mouse, de organizar a horta do quintal, ou mesmo de levantar um peso precisam sempre ter uma atenção especial, a fim de reforçar que tarefas cotidianas envolvem hábitos errados de postura, que precisam ser reformulados e readquiridos para um melhor aproveitamento deles e uma qualidade de vida num prazo muito maior. Engana-se quem acha que estes hábitos precisam ser ensinados somente aos mais jovens, sempre é tempo de mudar e se reeducar quanto à postura.

Corregir postura Postura do corpo

Pesquisar
Artigos Relacionados