Pneumonia é Contagiosa

Pneumonia é Contagiosa

Pneumonia é Contagiosa

Doença inflamatória do pulmão, a pneumonia afeta principalmente os sacos de ar microscópicos presentes no órgão, os chamados alvéolos. Ela é normalmente causada por uma infecção por bactérias vírus, fungos ou parasitas, mas as causas podem ser diversas.

Sintomas

Quem está com pneumonia normalmente sente dor torácica, muita tosse (com ou sem catarro), febre, suor e calafrios e dificuldade para respirar. Se um dia acontecer de você com alguém próximo estar com esses sintomas, encaminhe diretamente para o médico, pois a doença pode ser contagiosa.

Fatores de Risco

Idosos com mais de 65 anos, bebês e crianças pequenas, pessoas com outros problemas de saúde como o diabetes ou doença hepática crônica, alcoólatras, imunodeficientes ou pessoas que passam por quimioterapia tem uma chance maior de contrair a doença, por isso é preciso redobrar os cuidados.

Causas

Se for bacteriana ou viral, a pneumonia pode ser contagiosa, e exige muito cuidado das pessoas próximas ao doente. A doença passa pelo ar ou pelo contato com a saliva da pessoa contaminada, portanto,jamais divida talheres, copos ou outros objetos do tipo com pessoas doentes, e nem se aproxime quando ela estiver tendo um ataque de tosse ou espirro.

Invasores mais comuns

Entre as bactérias causadoras da pneumonia estão a streptococus pneumoniae, haemophilus influenzae e a staphylococus aureus. Os vírus mais comuns são o Vírus Sincicial, e também o vírus da gripe tipo Influenza A ou B.

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia somente poderá ser feito por um médico, e normalmente o exame de raio X já consegue identificar a inflamação. É importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes, porque assim há maiores chances de cura.

Tratamento

O tratamento normalmente é feito por antibióticos, podendo também incluir internação – depende muito do tipo de organismo que causou a doença e do estado do paciente. Terapia respiratória também ajuda muito na recuperação, e faz o doente se sentir melhor.

Doenças respiratórias comuns no inverno

É na estação mais fria e com ar seco do ano, que algumas enfermidades aparecem. Confira quais são as Doenças respiratórias comuns no inverno, seus respectivos sintomas e como preveni-las.

Doenças respiratórias comuns no inverno: A Rinite Alérgica

O inverno é a estação na qual mais se há registros de doenças que afetam o sistema respiratório.

Doenças respiratórias comuns no inverno Doenças respiratórias

Isso acontece porque é nessa época do ano que o ar se torna mais frio e também que a umidade fica menor. Por causa desses aspectos, a Rinite Alérgica entra para a lista das Doenças respiratórias comuns no inverno.

A Rinite é uma reação que o corpo possui quando algum elemento estranho entra em contado com as vias nasais. Geralmente, esses corpos estranhos são a poeira, fumaça, mofo, odores fortes, mudanças bruscas de temperatura e até a própria baixa umidade do ar. Como uma das Doenças respiratórias comuns no inverno, a Rinite Alérgica causa espirros, nariz escorrendo e coceiras.

Conheça as Doenças respiratórias comuns no inverno

A Asma e a Bronquite

Buscando ficar longe do frio e se fechando em lugares mais quentes, muitas pessoas acabam encostando portas e janelas. Esse ato auxilia no aparecimento de algumas Doenças respiratórias comuns no inverno, isso porque o ar deixa de circular e vírus e bactérias podem ficar transitando pelo ambiente. A asma e a bronquite são exemplos disso.

A asma é uma das Doenças respiratórias comuns no inverno que obstruem as vias nasais e, consequentemente, a passagem de ar é complicada. Essa enfermidade afeta somente algumas pessoas, mas ela pode se intensificar com a chegada da estação. Já a bronquite é uma inflamação que possui quase os mesmos sintomas que a asma. Seus sintomas podem ficar ainda piores com a presença de outras patologias do inverno, como a gripe.

Confira as Doenças respiratórias comuns no inverno

Doenças respiratórias comuns no inverno: Gripe e Pneumonia

A gripe é outra das Doenças respiratórias comuns no inverno. Todo mundo já teve essa enfermidade, que fica ainda mais ocorrente na estação mais fria do ano. Causada pelos vírus influenza, a doença é caracterizada por ser muito contagiosa e causa diversos desconfortos. Comumente confundida com o resfriado, a gripe possui seu quadro de sintomas bem mais intenso.

Diferente da gripe, a pneumonia é causada principalmente por causa de bactérias, que inflamam os pulmões, causando sérias dificuldades na hora de respirar. Como uma das Doenças respiratórias comuns no inverno, a pneumonia deve ser tratada como uma enfermidade séria, já que ela pode até levar o paciente à morte.

Doenças respiratórias comuns no inverno - saiba mais

Como evitar as doenças do inverno

Para evitar as Doenças respiratórias comuns no inverno, é importante que as pessoas deixem o ar ventilar. Evite deixar as janelas fechadas, principalmente em locais com muitas pessoas, como salas de aula e dentro dos ônibus. Lavar as mãos com frequência e passar álcool e gel para eliminar bactérias também é uma dica importante para essa estação.

Quem já está com alguma das Doenças respiratórias comuns no inverno deve ficar atento para não passar agentes contaminantes para outras pessoas. Tossir e espirrar devem ser feitos com a mão ou lenço descartável, para não espalhar vírus e bactérias.

GD Star Rating
loading...
Pneumonia é Contagiosa, Nota: 4.6 de 5 com 28 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados