Piores epidemias da história mundial

links patrocinados

Piores epidemias da história mundial

Em uma recapitulação, confira quais foram as Piores epidemias da história mundial que os seres humanos já passaram.

A temida Peste Negra da Europa

Piores epidemias da história mundial Conheça os Piores epidemias da história mundial

Quando se fala nas Piores epidemias da história mundial a primeira delas que pode vir à mente das pessoas é a famosa Peste Negra, que acabou dizimando um quarto de toda a população do continente europeu. A doença da peste bubônica, que matou cerca de 25 milhões de pessoas no século XIV, é transmitida por uma bactéria que se instala em pulgas de ratos, animais comuns na Idade Média.

Estima-se que a doença começou a se espalhar por comerciantes que cumpriam rota em várias cidades e assim, iam levando a pulga e disseminando a peste. Como uma das Piores epidemias da história mundial, os sintomas eram o aparecimento de manchas pretas e dolorosas em toda região da pele e gangrena. A medicina da época não possui tratamento, o que fez com que as pessoas detectadas com a doença já soubessem que iam morrer.

Confira as Piores epidemias da história mundial

Piores epidemias da história mundial: a Gripe Espanhola

A Gripe Espanhola também é sempre lembrada entre as Piores epidemias da história mundial, ocorrendo no período da Primeira Guerra Mundial, começando a se espalhar em 1918. Não há um número exato de mortos em decorrência da doença, mas foram, aproximadamente, 50 milhões de atingidos.

Apesar de ter esse nome, a enfermidade não foi vista pela primeira vez na Espanha, mas nos Estados Unidos, chegando a países da Europa e sendo nomeado dessa forma por médicos. Como uma das Piores epidemias da história mundial, atingiu também o Brasil, causando cerca de 300 mil mortes, inclusive a do então Presidente da República, Francisco Rodrigues Alves.

Piores epidemias da história

A pandemia da Aids

A AIDS já foi instituída como pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde, por ser uma doença que está em todos os locais do mundo. Como a AIDS causa uma queda na imunidade e a pessoa acaba falecendo pela ocorrência de outras doenças, é muito difícil controlar o número de pessoas que morreram depois da transmissão.

Como uma das Piores epidemias da história mundial e que vivemos até hoje, mais de 30 milhões de pessoas são soro positivas, atualmente, mas muitas delas nem mesmo sabem disso, já que a enfermidade pode levar até 10 anos para se manifestar.

Piores epidemias da história mundial - saiba mais

Piores epidemias da história mundial: Pandemia de Gripe Suína

A mais recente das pandemias que assolou o planeta de forma repentina foi a Gripe Suína, também chamada de Gripe A. Em pleno século XXI, esta pode também ser inserida entre as Piores epidemias da história mundial, pois relembra o ser humano que nem mesmo as tecnologias atuais podem nos proteger de seres microscópios, como o vírus H1N1.

A primeira vez que a doença foi diagnosticada em uma pessoa foi em 2009, no México, se espalhando logo depois por todas as regiões habitadas do mundo. No total, foram contabilizadas cerca de 18 mil mortes por causa da Gripe Suína. Também entre as Piores epidemias da história mundial, ela ainda não foi erradicada.

Pesquisar
Artigos Relacionados