Piolhos – Como acabar com os piolhos

Piolhos - como acabar com os piolhos

Piolhos – Como acabar com Piolhos

Quando as crianças começam a frequentar a escola, muitos pais começam a se preocupar com a propagação de doenças, por seus filhos estarem em contato com outras crianças, com a propagação de piolhos e muitos outros males que ocorrem quando a criança passa a frequentar um circulo grande de pessoas. Os piolhos são os maiores vilões dos cabelos das crianças menores de 7 anos. Afetam o humor e podem causar doenças, porém há maneiras de evitá-los e de preveni-los.

O Que são Piolhos?

Piolhos

Piolhos são pequenos parasitas que habitam os pêlos e, no caso dos humanos, o couro cabeludo dos hospedeiros. Esses pequenos insetos costumam atacar somente seres mamíferos, excluindo os morcegos, para cada espécie de mamífero há um tipo de piolho diferente, portanto animais não podem transmitir seus piolhos para a raça humana e vice versa. Os piolhos por mais repulsivos que sejam não transmitem doenças, transmitem apenas muita coceira e incômodos relacionados a ela. As pessoas que mais costumam apresentar estes pequenos insetos são as crianças em fase escolar, justamente por manterem contato direto com muitas pessoas. Os piolhos se alimentam de sangue, resíduos da epiderme e secreções sebáceas.

Sintomas de Quem foi acometido por Piolhos

Piolhos em criancas

Os sintomas geralmente são os mesmos, dentre os animais e seres humanos. A primeira manifestação é de uma extrema coceira que não cessa após lavar e higienizar os cabelos. Outro fator que se apresenta com a habitação dos piolhos é a presença de algumas manchinhas vermelhas em todo couro cabeludo, podendo se estender pelos ombros e pela nuca, lugares onde possivelmente os pequenos insetos captam o sangue que precisam para se alimentar. Estas manchinhas podem apresentar um pequeno vazamento de pus, e por fim, as manifestações mais visíveis da presença de piolhos são, a presença de casquinhas brancas que podem surgir no próprio couro cabeludo ou nas roupas das pessoas, sendo confundidas com caspas. Estas manchinhas se tratam dos ovinhos dos piolhos ou de lêndeas como são conhecidos popularmente.

Causas

Piolhos na cabeca

As causas mais comuns dos piolhos estão em ambientes onde circulam muitas pessoas, na utilização de pentes, escovas de cabelo, toalhas e roupas que pertençam a pessoas que estejam sendo habitadas por estes parasitas, entre outras. Geralmente, como já foi citado as crianças são as mais perseguidas por estes bichinhos, mas qualquer pessoa pode ser alvo porque não há restrição de idade, peso ou classe social. Algumas pessoas tendem a associar piolhos às classes mais baixas ou a pessoas que não possuam hábitos de higiene, mas isto não procede. Piolhos se alimentam de sangue e de secreções que provém dos couros cabeludos, estando eles sujos ou não, higienizados ou não.

Tratamentos

Para qualquer tratamento é sempre indicada a presença de um profissional competente, que neste caso é um dermatologista, ele irá receitar medicamentos e shampoos que serão utilizados para exterminar estes pequenos insetos, que muitas vezes demoram a ser percebidos ou vistos pelas pessoas. Para exterminar os piolhos, algumas lavagens com shampoos que contenham permetrina já bastam. Estes shampoos não apresentam contra-indicações e podem ser facilmente ser conseguidos em farmácias por não precisar de receita e nem de recomendações especiais na sua utilização.

Como nao ter Piolhos Exterminar Piolhos

GD Star Rating
loading...
Piolhos - Como acabar com os piolhos, Nota: 4.4 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Piolhos – Como acabar com os piolhos"

  1. ninna reis 21/05/2009 às 11:32

    foi muito gratificante pois ate então eu não sabia que a arruda servia pra combater o piolho vou tentar com minha filha muito obrigada…