Pilates: benefícios para a saúde

links patrocinados

Pilates: benefícios para a saúde

O que é o Pilates

Pilates é um conjunto de movimentos executados por uma pessoa, geralmente deitada, onde é estimulado o controle muscular e a coordenação motora, entre outras coisas. A técnica foi desenvolvida por Joseph Pilates, um jovem alemão que tinha problemas de raquitismo, febre reumática e asma.

Ele desenvolveu o método Pilates para seu próprio uso, mas a fama da técnica, principalmente depois que ele se mudou para os Estados Unidos na década de 1940, foi tão grande que ele abriu um estúdio próprio de Pilates para ensinar outras pessoas. Os resultados da utilização do Pilates variam de pessoa para pessoa, o que faz com que a técnica não seja totalmente padronizada, sendo os movimentos desenvolvidos pela própria pessoa que está fazendo.

Benefícios do Pilates para a saúde da coluna

Pilates: benefícios para a saúde Pilates

Há muitos benefícios do Pilates para a saúde, uns comprovados, outros nem tanto. Porém os comprovados são vários e incluem até a diminuição de dores em todo o corpo, já que fortalece os músculos. Além disso, com exercícios corretos é possível fazer correções na coluna vertebral, evitando dores nesta região do corpo e fazendo que o restante do corpo fique melhor.

Pilates descobriu que a melhor posição para a coluna não era ereta, mas sim com curvas suaves para que os movimentos fossem absorvidos de forma mais precisa. Por isso, com movimentos axiais preciso, é possível corrigir a postura da pessoa e fortalecer os músculos da região lombar.

Benefícios para a saúde

Benefícios do Pilates para a saúde dos ossos

Além dos benefícios do Pilates para a saúde da coluna, ele ainda ajuda no fortalecimento dos ossos, diminuindo o risco da pessoa de desenvolver doenças como osteoporose, que é a perda de massa óssea. Com a ajuda que o Pilates dá a coluna da pessoa, também é possível melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, tanto em situações normais do dia a dia, como em atividades que exigem mais do corpo.
Este fato também faz com que os ossos sejam fortalecidos e possam contribuir de forma mais precisa para a realização dos movimentos diversos do cotidiano da pessoa.

Pilates

Outros benefícios do Pilates

Além dos benefícios físicos do Pilates para a saúde, ele também ajuda em âmbito mais mental. Reduz o stress, ajuda a manter a concentração e isso se reflete no trabalho, nos estudos, na vida social. Segundo os especialistas, o Pilates ajuda a pessoa a se manter mais tranquila para lidar com as pressões naturais de seus empregos e com as situações difíceis no dia a dia.
Além disso, o Pilates ajuda a melhorar a respiração de quem o pratica, permitindo um melhor aproveitamento do ar pelos pulmões.

Pilates: benefícios para a saúde - saiba mais

Onde praticar Pilates

O Pilates pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa e em qualquer lugar. Porém, o ideal é que todos procurem um estúdio especializado em Pilates para que possam aproveitar ao máximo todos os benefícios da técnica, já que serão supervisionados por especialistas.
Seja como for, o importante é estar sempre em movimento e se aprimorando nas técnicas que deixam o corpo mais leve e firme para o dia a dia de correria que todos têm.

Pesquisar
Artigos Relacionados