Pet Terapia: Benefícios

links patrocinados

Pet Terapia: Benefícios

Os animais são considerados os melhores amigos do homem. Pode-se dizer que quando se trata de fidelidade eles são os melhores, sejam eles cachorros, gatos, pássaros ou peixes. Por isso, há pouco mais de 5 anos, um dos mais importantes hospitais de São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einstein, utiliza os animais de estimação como parte do tratamento, mas isso claro, se o médico que estiver responsável pelo paciente autorizar a entrada do animal.

A Pet Terapia, como é conhecida esse tipo de Tratamento, utiliza os animais de estimação para o tratamento. O animal é usado como um verdadeiro terapeuta e ajuda para que os pacientes atinjam os objetivos do proposto tratamento.

Conheça aqui alguns dos principais benefícios concedidos pela Pet Terapia para os mais variados casos clínicos.

Benefícios principais da Pet Terapia para crianças

Pet Terapia: Benefícios Conheça o Pet Terapia: Benefícios

Um dos principais benefícios da Pet Terapia, é que esta técnica ajuda a estimular as crianças. Um bom exemplo disso está na melhora do quadro de saúde de portadores de autismo, já que essas pessoas acabam tendo muita dificuldade no contato social.

Além disso, na presença de cães ou demais animais de estimação nas sessões, as crianças autistas acabam apresentando uma melhora nos comportamentos negativos, como alienação, agressividade e isolamento.

As crianças hiperativas também são beneficiadas com a Pet Terapia, já que o animal ajuda a deixá-las mais calmas.

Confira o Pet Terapia: Benefícios

Benefícios para os idosos

A Pet Terapia também oferece diversos benefícios para os idosos. Neste caso, os animais de estimação são usados principalmente em idosos que possuem mal de Alzheimer. Os benefícios podem ser observados principalmente na diminuição do impacto emocional dessa doença, além de melhorar no relaxamento, do humor e a diminuição do estresse e da agressividade. Isso acontece porque as pessoas mais velhas podem estar revoltadas e estressadas, mas a chegada de um animalzinho começa a mudar essa situação, já que elas começas a falar dos problemas e a contar a vida para eles, proporcionando assim uma melhora no quadro clínico.

À longo prazo, a Pet Terapia e as atividades com animais, ajudam a aumentar a socialização, a diminuir os sintomas depressivos e até a incentivar a adesão de outros tipos de terapia.

Pet Terapia

Tratamentos contra o câncer e doenças cardíacas

Outro grande benefício da Pet Terapia é que essa técnica ajuda no tratamento contra o câncer. Isso porque quando este tipo de tratamento, quando envolve quimioterapia ou radioterapia, acaba causando muito desgaste e efeitos colaterais para os pacientes. Sendo assim, os principais benefícios da Pet Terapia são vistos com a diminuição da sensação de solidão causada pelo próprio tratamento, na redução de sintomas depressivos e da ansiedade e no alívio de desconfortos e de dores.

Pet Terapia: Benefícios - saiba mais

Saiba mais

Outro grande benefício da Pet Terapia é que ela ajuda no tratamento de doenças cardíacas. Isso acontece porque um animal de estimação faz com que pacientes que tenham maiores ricos de problemas cardiovasculares, por apresentarem alguns fatores de risco como excesso de peso e tabagismo, acabam melhorando seus hábitos ao adotarem um animal de estimação.

Pesquisar
Artigos Relacionados