Os hábitos que espantam o estresse

links patrocinados

Os hábitos que espantam o estresse

A combinação das preocupações e correria do dia a dia, as horas extras nos trabalho, a falta de sono, os filhos, o pouco tempo disponível para descanso são alguns dos hábitos e dos motivos que causam o estresse. Por isso, pode-se dizer que o ponto de partida para evitar que o desânimo e o cansaço tomem conta da sua rotina é manter uma dieta equilibrada com muitas proteínas, carboidratos, leguminosas, frutas, minerais, hortaliças e fibras.

Isso porque um dos efeitos bem conhecidos do estresse é a compulsão alimentar, que além de estresse pode desencadear hipertensão e obesidade. Por isso, é muito importante investir na montagem de um cardápio com grande variedade de alimentos, já que a associação correta entre eles é que vai fornecer os nutrientes necessários na dose certo para o nosso corpo.

Comendo certo e tendo uma boa noite de sono

Os hábitos que espantam o estresse Estresse

Um dos hábitos que espantam o estresse é comer certo. Uma alimentação correta, adequada e balanceada fará com que o seu intestino funcione de forma regular, ajudando assim na produção de serotonina, o hormônio responsável por controlar o humor, além de ser a peça chave para varrer de vez a fadiga e o cansaço de sua vida.

Outro hábito que ajuda a espantar o estresse é ter uma boa noite de sono, já que este é considerado um pré-requisito para a restauração do bom humor e pela sensação de relaxamento e de bem-estar. Uma boa dica para relaxar de vez é ficar longe de alimentos e de bebidas estimulantes, como o álcool, o chocolate e o café que inibem a produção da melatonina, hormônio antioxidante que é o grande responsável por proporcionar essas sensações.

Confira Os hábitos que espantam o estresse

Hidratando-se

Outra boa dica de hábito para afastar de vez o estresse é hidratar-se bem. Aliás, a água também é recomendada para a evitar as dores de cabeça crônica, conhecidas também como cefaleia. A quantidade recomendada de ingestão diária de água varia de um litro e meio até dois litros por pessoa.

Outra dica é investir no consumo de alimentos que estimulam a produção de serotonina, como o abacaxi e a banana. Deve-se evitar consumir alimentos com alto índice glicêmico, como o açúcar, o mel, a farinha refinada, os doces, os pães brancos e os refrigerantes. Além de provocar uma rápida sensação de saciedade, estes alimentos engordam e muito.

Saiba Os hábitos que espantam o estresse

Confira mais

Outra hábito que espanta para longe o estresse é a felicidade. Isso porque uma fonte de bem-estar é o triptofano, aminoácido presente nas vitaminas do complexo B, que é o grande precursor da serotonina. Esta substância é encontrada nos pais, nos queijos, nos cortes magros de presunto suíno e de lombo, nos cereais integrais, no feijão, na soja, no grão de bico, no abacate, no iogurte e no leite desnatado, na lentilha e no gérmen de trigo.

Os hábitos que espantam o estresse - saiba mais

Vitamina C

Outra boa maneira de espantar para longe o estresse é caprichar no consumo de vitamina C, já que ela ajuda no combate à indisposição.

O ideal é que mulheres consumam diariamente cerca de 75 mg desta vitamina e homens 90 mg, o equivalente a 3 e 4 frutas respectivamente.

Pesquisar
Artigos Relacionados