Os Benefícios do Chá Preto

links patrocinados

Os Benefícios do Chá Preto

Feito com a mesma planta do chá branco e do chá verde, o chá preto se destaca por conter uma alta quantidade de cafeína, que ajuda na queima de gordura, auxiliando assim no processo de emagrecimento. Além disso, o chá preto possui ação antioxidante, protegendo o coração, melhorando o humor e ainda prevenindo que ocorram doenças cerebrais degenerativas.

Vale ressaltar que a grande diferença entre o chá branco, o chá verde e o chá preto está na maneira como essa planta é colhida e também na forma em que são preparados. Enquanto o chá branco é produzido com os brotos e as folhas novas da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem, o chá verde é elaborado com a planta um pouco mais velha com um pequeno processo de fermentação. O chá preto por sua vez é feito com as plantas mais velhas do que a do chá verde e ainda passa por um grande processo de fermentação.

Os principais benefícios do chá preto

Os Benefícios do Chá Preto Confira Os Benefícios do Chá Preto

Por possuir uma grande quantidade de cafeína e também de polifenóis, podemos dizer que um dos principais benefícios do chá preto é que ele ajuda a emagrecer, já que estas substâncias queimam gorduras e aceleram o metabolismo do organismo. Mas, vale ressaltar que o chá preto só ajuda no processo de emagrecimento se a pessoa também praticar atividades físicas regularmente e tiver uma alimentação saudável e balanceada.

Confira Os Benefícios do Chá Preto

Confira mais

Outro grande benefício do chá preto é que ele ajuda a melhorar o humor, já que proporciona uma sensação de relaxamento e de bem-estar. Isso é possível graças a um aminoácido que age no cérebro.
Além disso, o chá preto previne contra o aparecimento de doenças cardiovasculares. Isso acontece por causa dos polifenóis presentes na bebida, que bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, também conhecido como LDL. Essas doenças endurecem as artérias. Por isso, é válido dizer que por causa da cafeína presente em sua composição, o chá preto ajuda a melhorar a saúde do coração, ajudando diretamente na dilatação coronária.

Outro benefício do chá preto é que ele ajuda na proteção do cérebro, já que os polifenóis presentes na composição do chá preto neutralizam o estresse induzido pela inflamação e pelos radicais livres devido ao seu poder antioxidante. Além disso, essa poderosa bebida é capaz de prevenir contra o aparecimento de doença de Parkinson e de Alzheimer.

O chá preto também é capaz de prevenir o aparecimento de cânceres, graças também aos polifenóis que possuem ação antioxidante.

Chá Preto

Recomendações

Para se obter todos os benefícios que o chá preto pode dar para a sua saúde, o ideal é consumir até três xícaras da bebida, cada uma com cerca de 300 ml.

A melhorar maneira de preparar o chá preto é misturar duas colheres de sopa da planta a cada um litro de água. Em seguida, coloque a água para esquentar e assim que ela começar a ferver acrescente a planta com o fogo desligado, abafe por cerca de três minutos, coe e beba.

Os Benefícios do Chá Preto - saiba mais

Contraindicações

Por conter uma alta taxa de cafeína, o chá preto não deve ser consumido por lactantes e por grávidas, já que a substância pode atravessar a barreira placentária e atingir o leite materno. Além disso, a ingestão de chá preto deve ser evitado também por pessoas com insônia, hipertensão, com batimentos cardíacos irregulares e com úlceras gástricas.

Pesquisar
Artigos Relacionados