Os benefícios da Mandioca

links patrocinados

Os benefícios da Mandioca

Pode-se dizer que o Brasil é a terra natal da mandioca e nos tempos de colonização, o padre José de Anchieta chegou a batizar a mandioca com o apelido de pão da terra. Com o passar do tempo, a mandioca foi se espalhando do centro do nosso país para mais de 100 nações e hoje ela pode ser degustada ao gosto de cada freguês. A mandioca pode ser cozida, em purê ou frita e ela ainda dá origem à farinha, ao polvilho e a tapioca. E apesar da mandioca estar presente na Amazônia há mais de 7 mil anos, ela só passou a ser muito nutritiva nas últimas década, tendo atualmente dez vezes mais vitamina A do que quando era cultivada no tempo do descobrimento.

Mandioca

Os benefícios da Mandioca Conheça Os benefícios da Mandioca

Repleta de carboidratos especiais, resistente, barata e nutritiva, a mandioca foi eleita recentemente como o alimento do século 21. Vale ressaltar que a mandioca também já foi chamada de “rainha do Brasil”. Conhecida em outras regiões brasileiras pelo nome de xangala, aipim, uaipi, macaxeira e maniva, a mandioca é uma fonte de fibra totalmente isenta de glúten, além de ser considerada atualmente um camelo vegetal, isso porque ela resiste a períodos de seca e cresce em solos pobres, chegando a custar até 30% menos do que a sua principal concorrente, a batata.

Confira Os benefícios da Mandioca

Mandioca x Batata

Quando comparada a sua principal rival, a mandioca ainda possui uma maior quantidade de vitaminas A, C, B2 e B1. Vale ressaltar porém que 100 grama de mandioca tem cerca de três vezes mais calorias do que uma mesma quantidade de batata, totalizando 160 calorias contra apenas 58. Mas, apesar disso, você não deve se assustar se está preocupado com o seu peso, isso porque a composição de carboidratos da mandioca faz com que a sensação de saciedade seja prolongada. Por este motivo, a mandioca é muito indicada para pacientes diabéticos, além de ser indicada no uso de dietas, mas não se deve misturar as mandiocas nas refeições com outras fontes de carboidrato, como o macarrão e o arroz. A mandioca também é um dos alimentos queridos dos portadores de doença celíaca, isso porque com a mandioca, os celíacos conseguem ampliar um pouco mais o cardápio. Estima-se que sejam mais de 2 milhões de portadores de celíaco somente no território brasileiro.

Os benefícios da Mandioca - saiba mais

Formas de se preparar a mandioca

A mandioca pode ser degustada ao gosto de cada freguês, podendo ser cozida, em purê ou frita. Ao cozinhar a mandioca fique atento porque o tempo costuma variar dependendo da colheita. Na maioria das vezes, levam-se apenas 15 minutos com um fio de óleo e fogo alto. Procure deixa-la imersa na água até o momento de servi-la. Na hora de fritar a mandioca, atente-se que é preciso cozinha-la e também mantê-la na água até o momento de cortar e de leva-la até a panela com óleo.

Benefícios da Mandioca

Saiba mais

Uma boa dica é fritar a mandioca em fritadeiras elétricas à base de água. Na hora de preparar a farinha, tome cuidado para não abusar do óleo e da manteiga.

Pesquisar
Artigos Relacionados