Obesidade Mórbida

links patrocinados

Obesidade Mórbida

Obesidade Mórbida

O que é obesidade mórbida?

A pessoa considerada obesa mórbida é aquela cujo peso ultrapassa o nível quarenta do Índice de Massa Corporal, o qual utiliza o peso e a altura da pessoa para classificar a situação do seu peso, que pode ser abaixo do peso, normal, sobrepeso, obesidade grau 1, obesidade grau 2 ou obesidade grau 3, também chamada de mórbida. Também é considerado obeso mórbido aquele que está cinquenta quilos acima do peso considerado saudável.

A obesidade mórbida é caracterizada como uma doença crônica multifatorial, capaz de aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de outras doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e problemas cardíacos.

Problemas com a Obesidade

Considerada um dos males de nosso tempo, uma vez que as pessoas estão cada vez mais atarefas e consequentemente com menos tempo para se alimentar corretamente e de maneira saudável, praticar atividades físicas, relaxar e se relacionar com outras pessoas, a obesidade é a segunda causa de morte evitável no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes com automóveis.

Causas da obesidade mórbida

De acordo com estudos, a obesidade mórbida atinge mais de trezentas milhões de pessoas em todo o mundo. Geralmente a obesidade mórbida, também chamada de obesidade clinicamente severa, não se manifesta em decorrência de apenas um fator, e sim da combinação de vários deles, sendo os principais uma alimentação nada balanceada, recheada de alimentos altamente calóricos, sedentarismo, estresse, depressão, alterações hormonais e diminuição do metabolismo. Também contribuem para o desenvolvimento da obesidade mórbida os fatores genéticos e questões sociais e culturais.

Obesidade

Muitas vezes a obesidade mórbida se manifesta logo na infância, em virtude de os pais não se preocuparem em oferecer uma alimentação saudável para seus filhos ou os incentivarem a praticar exercícios físicos.

Riscos

Como já foi mencionado, a obesidade mórbida pode desencadear uma série de doenças e complicações no organismo. Entre as mais comuns destacam-se a apneia do sono, depressão, diabetes do tipo dois, doenças articulares, esteatose hepática, síndrome dos ovários policísticos, doenças cardiovasculares, insuficiência venosa, aumento do colesterol ruim, hipertensão arterial, trombose venosa e depressão.

Tratamento da obesidade mórbida

Obesidade

Quando a pessoa já atingiu o nível de obesidade mórbida, é muito difícil que consiga emagrecer apenas fechando a boca e se exercitando. Neste caso é recomendável recorrer à cirurgia de obesidade.

Vale ressaltar que só podem se submeter a esta cirurgia os obesos mórbidos que não sofrem de doenças endócrinas ou de psicopatias graves, como vícios em drogas e álcool. Além disso, esta cirurgia não é do tipo cosmética e seu objetivo não é fazer apenas com que a pessoa perca peso, mas também tenha uma maior qualidade de vida ao retomar as atividades inerentes à qualquer ser humano, como tomar banho, andar, ter relações sexuais e trabalhar.

Existem diversos tipos de cirurgias de obesidade existentes, mas as mais comuns são a de redução de estômago, que garante que o indivíduo fique satisfeito sem precisar ingerir grandes quantidades de comida, e aquela em que o cirurgião coloca uma banda ou silicone no estômago do paciente, fazendo com que a parte de cima seja “sufocada” e esta parte do corpo adote o formato de ampulheta.

Causas da Obesidade Obesidade

Pesquisar
Artigos Relacionados