Obesidade durante a Adolescência

links patrocinados

Obesidade durante a Adolescência

Obesidade durante a Adolescência

Sobre a Obesidade durante a Adolescência

A obesidade na adolescência vem sendo tratada como uma epidemia do século XVI, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Crianças que apresentam um quadro de obesidade já nos primeiros anos de vida, tendem a desenvolver problemas crônicos de doenças, além de possuir um fator de disposição a ter doenças maior do que pessoas que tornaram-se obesas na fase adulta.

A obesidade é uma condição clínica séria e a primeira causa de doenças crônicas no mundo, sendo uma abertura a várias doenças como anormalidades metabólicas, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre outras.

Cálculo de Obesidade na Adolescência

O adolescente é considerado obeso quando a quantidade de gordura da massa corporal iguala-se ou excede-se a 30% em mulheres e 25% em homens. Já a Obesidade grave, popularmente chamada de obesidade mórbida, situa-se em padrões de 40% em mulheres e 35% em homens.

O índice de massa corpóreo (IMC) é um dos padrões avaliados para classificar a quantia de sobrepeso que o indivíduo apresenta. Através do cálculo do IMC é possível saber se o adolescente está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de pessoa para sua estatura. Para ser calculado, especialistas utilizam-se dos dados do peso corpóreo ( em Kg) dividido pelo quadrado da estatura( em metros),.O sobrepeso é avaliado quando o IMC está entre 25 e 29,9 kg/ metro quadrado e obesidade quando é superior a 30 kg / metro quadrado.

A associação entre hábitos alimentares precários, falta da prática de exercícios e o sedentarismo entre os pais resulta em um processo de modelação por parte dos filhos que tendem a seguir os mesmos hábitos, resultando no quadro clínico de obesidade na adolescência com grandes riscos de desenvolver doenças crônico-degenerativas.

Obesidade em Foco

Obesidade em Foco

Há muito se foi a era Renascentista onde os padrões de beleza eram voltados a pessoa que possuía maior volume corporal. Nos dias de hoje as pessoas são cobradas exatamente pelo contrario, para serem cada vez mais magras. Com isto surgem problemas de saúde, além dos problemas físicos, vários outros psicológicos. Como por exemplo, como se sente uma pessoa que nao consegue emagrecer, ou a pessoa que possui problemas de sobrepeso e precisa de ajuda médica.

A obesidade é um grau atingido quando a massa corporal do individuo ultrapassa um limite aceitável. A obesidade é uma doença e que atua na deterioração das funções de alguns órgãos do corpo humano. Além de contribuir diretamente para falência múltipla de alguns outros órgãos.

Uma pessoa obesa deve sempre ter uma orientação medica para acompanhar dietas e atividades físicas. A ingestão de calorias em excesso é o que faz a pessoa se tornar obesa. Pois ela consome, ingere, muito mais calorias do que as que seu corpo necessita, ou consegue utilizar. Toda essa caloria extra que é ingerida acaba armazenada no corpo em forma de gordura.

Como a obesidade é um assunto muito atual e de utilidade pública, surgem muitas duvidas, e alguns programas podem responder estas duvidas, como o caso do programa Obesidade em Foco.

O programa

O programa Obesidade em Foco vai ao Ar pela internet através de um canal exclusivo no Youtube. Neste programa especialistas comentam sobre a obesidade e trazem ali algumas duvidas de internautas. Estas duvidas sao prontamente respondidas pelos especialistas.

O programa é comandado pelo apresentador Alessandro Baitello. Para responder as perguntas de internautas e sanar duvidas, Baitello conta com uma equipe de médicos e especialistas.

A equipe é formada pelo Dr. Lazarotto e Souza, que é cirurgião de Obesidade. O Dr. Moutinho e Souza, Cirurgião e a Nutricionista Silvia Coelho. Além do programa pelo Youtube o Obesidade em Foco, disponibiliza em sua página na internet a sessão “pergunte aos doutores” onde você pode tirar suas duvidas sobre a obesidade. O site do programa conta também com menu onde você pode calcular seu Indice de Massa Corporal para saber se deve tomar cuidado com o que come. Mais informações acesse o Obesidade em Foco no Youtube. Basta digitar o nome do programa na área de pesquisa do site Youtube.

Pesquisar
Artigos Relacionados