Obesidade – causas e tratamento para obesidade

links patrocinados

Obesidade - causas e tratamento para obesidade

Obesidade

A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo excesso de peso e gordura corporal em um indivíduo, podendo afetar diferentes aspectos da sua saúde (como é o caso da mobilidade, a facilidade em realizar atividades rotineiras ou físicas, etc). O que caracteriza a obesidade é basicamente o excesso de energias (ou calorias) que não são gastas pela pessoa. Atualmente, é uma temática cada vez mais em voga, justamente pelo fato de estar crescendo tanto em crianças quanto em adultos. Essa doença pode levar a morte, mas geralmente apenas acarreta o surgimento de outras condições, como é o caso da pressão alta, diabetes de problemas cardíacos, pulmonares, dificuldade em evacuar, etc.

Segundo dados do IBGE, a maioria das pessoas que sofrem com obesidade estão na faixa dos vinte anos e, embora a diferença seja pequena, a obesidade está mais presente entre mulheres do que homens. Em 2011, foi publicado um estudo que aponta cerca de cinqüenta por cento dos brasileiros está acima do peso. O cálculo que define se uma pessoa está obesa ou não é chamado de IMC (sigla para Índice de Massa Corporal), que significa basicamente dividir o seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado.

Quando se tem a fórmula, também é publicada uma tabela de comparação: abaixo de dezoito ponto cinco significa abaixo do peso normal (possivelmente sofre de distúrbios alimentares), entre dezoito e meio e vinte e quatro é o peso ideal e normal, entre vinte e cinco e vinte nove resulta em pessoa com sobrepeso. Depois disso, os níveis variam entre obesidade de primeiro grau (entre trinta e trinta e cinco), obesidade de segundo grau (entre trinta e cinco e trinta e nove) e obesidade de terceiro grau (mais de quarenta). Além disso, existem outros métodos para avaliar a gordura, como é o caso da medida da cintura, das coxas, etc.

Mais informações

As causas da obesidade envolvem principalmente dois fatores: a predisposição genética (que é o caso de metabolismo lento, etc), bem como a ausência de auto controle na hora de se alimentar ou ainda hábitos ruins de alimentação – nesses casos, é algo comportamental que pode ser alterado ou adaptado. Seja qual for o seu motivo, a principal arma de combate à obesidade é o exercício físico, tanto faz qual (pode ser uma caminhada, uma corrida, andar de bicicleta, nadar, praticar futebol vôlei, basquete, fazer academia, levantar peso em casa, utilizar as academias públicas das praças, etc). O que importa é que o exercício seja regular e tenha acompanhamento também regular de um profissional (professor de educação física, personal trainner, técnico do time, entre outras opções.

A principal consequência da obesidade está relacionada à saúde, mas também existem problemas de preconceito e estigmas sociais, assim como bullying em diferentes fases da vida. Para evitar esse tipo de situação, basta a conscientização em diferentes níveis: do obeso, para se alimentar melhor e cuidar da sua saúde, do resto da sociedade, para não fazer com que o quanto você pesa afete o seu valor como pessoa (seja na vida profissional, pessoal, escolar, etc.).

Fotos

Confira Fotos da Obesidade – causas e tratamento para obesidade:

ObesidadeObesidade
A obesidade pode ter várias causasA obesidade pode ter várias causas
Se você está acima do peso procure um médicoSe você está acima do peso procure um médico

Pesquisar
Artigos Relacionados