O que é ortorexia

links patrocinados

O que é ortorexia

Geralmente, quando pensamos em distúrbios alimentares, logo nos vem à cabeça problemas como bulimia e anorexia. Contudo, há um terceiro distúrbio que vem se tornando cada vez mais comum, embora ainda não seja tão comentado. É a ortorexia, que faz com que a pessoa fique obcecada por produtos naturais. O problema ainda não foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), mas merece atenção de médicos, pois vem aparecendo cada vez mais e, se não tratado, pode causar problemas ainda mais graves. Veja, abaixo, os sintomas da ortorexia, e como é possível tratá-la.

Características da ortorexia

O que é ortorexia O que é ortorexia - saiba mais

No caso da anorexia e da bulimia, geralmente o diagnóstico é mais simples, pois quem está próximo ao portador do distúrbio reconhece com mais facilidade a existência do problema. No caso da ortorexia, a situação é um pouco mais complicada. Primeiro, pela falta de informação: o distúrbio ainda não ganhou atenção da mídia, portanto, muita gente sequer sabe que ele existe. Segundo porque, à primeira vista, a ortorexia pode parecer apenas um cuidado com a alimentação, o que, afinal, é uma prática saudável.

O problema da ortorexia é o comportamento obsessivo. No começo, a pessoa evita alimentos que possuem agrotóxicos, açúcar em excesso, enlatados e gorduras. Contudo, à medida que o problema vai evoluindo, o paciente começa a ter um comportamento similar ao de transtornos obsessivo-compulsivos, passando horas do dia apenas pensando no que vai comer. Na busca por alimentos mais saudáveis, o indivíduo acaba deixando de consumir nutrientes essenciais, como ferro, zinco, cálcio e vitamina B12. Em algumas circunstâncias, quando não é possível fazer a própria comida, a pessoa pode simplesmente deixar de comer, mesmo com fome, por não saber a procedência dos alimentos de restaurantes e lanchonetes.

Conheça O que é ortorexia

Sintomas da ortorexia

Obviamente, há diferenças entre a busca por uma alimentação saudável e a ortorexia. No primeiro caso, a pessoa costuma montar dietas balanceadas, por saber da importância de alguns nutrientes, inclusive açúcares e gorduras. Na ortorexia, entretanto, a dieta adotada pelo indivíduo não é nada saudável, e rapidamente pode-se perceber sintomas como perda de peso, ressecamento da pele, apatia, hipertensão, amnésia, anemia, perda de cabelo e irritabilidade, dentre outros. Estes sintomas não precisam aparecer em conjunto, mas é comum a presença de pelo menos três deles ao mesmo tempo.

Confira O que é ortorexia

Diagnóstico

O diagnóstico da ortorexia deve ser feito por um profissional da área médica. Geralmente, a parte mais difícil é convencer o indivíduo de que ele tem um problema, pois a pessoa se recusa, de maneira inconsciente, a perceber os sintomas, ou os atribui a outra causa. Esta é uma situação bem parecida com a dos portadores de bulimia e anorexia.

Saiba O que é ortorexia

Tratamento

O tratamento da ortorexia se dá através de uma combinação entre cuidados psicológicos, como terapias (convencionais ou alternativas) e suplementação alimentar, pelo menos no início, até que a pessoa consiga eliminar alguns dos sintomas. Como em qualquer outro distúrbio alimentar, a maior dificuldade da ortorexia é fazer com que a pessoa tome consciência de que precisa se cuidar.

Pesquisar
Artigos Relacionados