O que é Eosinofilia

O que é Eosinofilia

Nosso organismo pode desenvolver várias doenças e síndromes que muitas vezes nem temos conhecimentos de que elas existem. Algumas doenças podem ser identificadas através de exames de sangue. O exame de sangue pode identificar mais de 100 tipos de problemas no organismo.

Um dos problemas que o exame identifica é o eosinofilia. Isso significa que a pessoa tem um aumento considerável da concentração de eosinófilos no sangue. Esses eosinófilos são células do sistema de imunidade do nosso corpo responsável pela ação contra parasitas multicelulares.

Essas células desenvolvem-se na medula óssea e depois migram para o sistema circulatório. Elas são geralmente transparentes, mas ao entrar em contato com o ácido eosina, assume a coloração vermelho-tijolo. As células eosinofilicas agem, junto com os mastócitos, controlando a asma e alergia.

Eosinofilia

A eosinofilia pode ser tanto reativa, quando apresenta resposta contra outro estímulo (como infecção ou alergia), ou não reativa. Essa disfunção pode ser causada por diversas doenças, mas ocorrem geralmente em situações como verminoses e alergias. O processo acontece devido à liberação de interleucina 5 pelas células macrófagos, células T e mastócitos, estimulando a produção das células eosinófilos.

Causas

Algumas doenças que causam a eosinofilia são: linfoma de Hodgkin, leucemia mielóide crônica, ateroembolismo, alergia, reações contra certas drogas, síndrome hipereosinofilica, parasitas, síndrome de Churg-Strauss, algumas formas de leucemia mielóide auda, clonorchis, síndrome de Gleich e Doença de Addison.

Caso a eosinfilia persista por mais de seis meses, e, além disso, todas as causas secundárias forem excluídas – como Aids, câncer, linfomas, doenças alérgicas e etc., pode ser feito o diagnóstico da eosinfilia idiopática.

Síndrome Hipereosinofilica idiopática

Essa síndrome é uma perturbação onde a quantidade de eosinófilos é de mais de 1500 células por microlitro de sangue, durante um período superior a seis meses. Ela pode aparecer em qualquer idade, mas é mais freqüente em homens com mais de cinqüenta anos. A quantidade elevada de eosinófilos no sangue pode causar lesões no sistema nervoso, na pele, coração, fígado e pulmões.

GD Star Rating
loading...
O que é Eosinofilia, Nota: 4.6 de 5 com 23 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados