Músculos do corpo

links patrocinados

Músculos do corpo

Músculos do Corpo

Como funcionam os Músculos do corpo

Responsáveis pelos movimentos que o corpo executa, os músculos são na verdade grupos de tecidos musculares. Suas fibras seu contraem e estendem em cada mínima movimentação que se realiza durante o dia.

Biologicamente falando, os músculos do corpo funcionam da seguinte maneira:

O impulso elétrico sai do sistema nervoso central, que conduzido através de um nervo desencadeia o potencial de ação;
O cálcio existente no organismo entra na célula, e como resultado disso, ocorre a saída de potássio da mesma célula.
Cada um desses passos é repetido em movimentos como mover o dedinho do pé, até praticar qualquer tipo de exercício.
Aí está um bom motivo para que as pessoas se conscientizem a consumir uma dose considerável de cálcio (facilmente encontrado no leite, por exemplo) diariamente.

Os músculos do corpo no dia a dia

Existem três tipos de músculo no corpo: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Os três respondem a estímulos vindos do sistema nervoso central, são flexíveis e facilmente distendidos, e retornam à forma e tamanho originais também com facilidade.

Massa muscular

Cada tipo de músculo é encontrado em diferentes partes do corpo humano, por exemplo, e tem como funções a participação no funcionamento de movimentos motores, batimentos cardíacos, ações involuntárias.

O corpo humano soma uma quantia de aproximadamente 650 músculos esqueléticos, sendo que para executar determinadas atividades, usamos apenas alguns deles. Alguns exemplos curiosos:

– Para sorrir, o ser humano utiliza apenas 14 músculos;

– Na hora de conversar, ou falar qualquer coisa, cada palavra se utiliza da movimentação e funcionamento de 70 músculos;

Musculos do ser humano

– Para chorar, são utilizados 42 músculos.

Ou seja, é importantíssimo que os músculos ganhem atenção especial na hora de serem cuidados e observados.

Como cuidar e fortalecer

O exercício físico aliado a uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitaminas que também participam da manutenção dos músculos e todos os outros itens que fazem parte do sistema de movimentação dos membros humanos, garantem o bem estar e um sistema muscular saudável.

Exercícios físicos de impacto como corrida, musculação e outros, devem ter necessariamente acompanhamento de um profissional da área da educação física. Este profissional poderá montar um cronograma de exercícios e repetições adequadas para cada tipo de pessoa, considerando seu objetivo, seu peso, e suas capacidades.

Alternativas Saudáveis

Desenvolvimento dos Musculos do corpo

Cálcio. É a melhor e mais rápida resposta quando o assunto é saúde muscular e óssea. Durante toda a vida, o consumo de alimentos ricos em cálcio melhora a disposição física e colabora para um sistema muscular saudável.

É possível encontrar cálcio no leite e em derivados como iogurte e queijos. Verduras como acelga e agrião também garantem uma boa dose de cálcio vinda da alimentação.

Outra dica importante é a de se expor ao sol durante ao menos 20 minutos por dia, para que o corpo possa metabolizar a vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio por parte dos ossos.

Alimentação saudável e cuidados com o condicionamento físico: o melhor caminho para cuidar do sistema que ajuda você a caminhar e realizar atividades diariamente.

Forca nos Musculos Formacao dos Musculos do corpo

Pesquisar
Artigos Relacionados