Mitos e verdades sobre atividade física

links patrocinados

Mitos e verdades sobre atividade física

A prática de atividade física deve ser diária, isso é verdade. Mas a massificação das academias de musculação e a facilidade com a qual as pessoas tem acesso aos mais diversos tipos de exercícios físicos faz com que algumas pessoas pratiquem os exercícios físicos de maneira indevida. Isso quer dizer que muitas pessoas estão fazendo esportes ou exercícios físicos e se lesionando ou acreditando em mitos que ouvem por aí sobre os assuntos.

Os tais mitos sobre atividade física são resultados do famoso boca a boca, que faz com que informações falsas acabem passando pelo conhecimento de pessoas não só em academias como em rodas de amigos, professores de musculação, etc.

Mitos e verdades sobre atividade física

Mitos e verdades sobre atividade física Confira os Mitos e verdades sobre atividade física

Os mitos e verdades sobre atividade física são muitos, então o ideal é fica atento sobre todas as dicas que se recebe sobre exercícios físicos, suas práticas, ou a alimentação.
Um dos primeiros mitos, é o a gordura corporal pode virar músculo com a frequência ideal de exercícios físicos. Isso é, de fato, um mito. As células adiposas (responsáveis pela gordura corporal) somente são eliminadas através de procedimentos cirúrgicos (como lipoaspiração, por exemplo). O que acontece quando a pessoa se dedica à musculação, é a tonificação dos músculos e a redução da gordura localizada e corporal ocorre através de uma alimentação balanceada e exercícios físicos, juntamente.

Mitos sobre atividade física

Confira mais

Uma verdade que muitos desconhecem, é o fato de que a cãibra pode ser resultado de desidratação. Na hora da dor, o ideal é fazer o alongamento, beber água (ou isotônico), e esperar o alívio. Muitos dizem que a cãibra é causada pela falta de potássio no corpo, mas esse diagnóstico só pode ser dado por um médico profissional. Portanto, quem pratica exercícios regularmente, deve dar uma atenção especial para o tanto de água que consome diariamente.

Outra verdade importante é o benefício que o descanso traz para o aumento da massa muscular. Esse aumento não acontece durante a prática dos exercícios, e sim no período após os exercícios. Sendo assim, um intervalo de doze horas é o mínimo necessário para o ganho ideal de massa muscular e aproveitamento dos exercícios feitos.

Verdades sobre atividade física

O melhor para você

Considerando mitos e verdades, é imprescindível que você consulte um médico que possa indicar quais são os melhores exercícios físicos que farão com que você alcance seus objetivos com a ginástica.
Uma vida saudável é, com certeza, o principal objetivo das pessoas que praticam exercícios diariamente, portanto, não se deixe levar por dicas de pessoas que não são necessariamente, especialistas na área da saúde.

Atividade física

Acompanhamento profissional

O acompanhamento profissional, inclusive, deve ser feito durante todo o processo: antes de começar com os exercícios físicos, durante, e após. Mesmo que você já esteja matriculado em uma academia há tempos, ou se já tiver conhecimentos na prática de exercícios, não deixe de investir na visita a um médico especialista. Com certeza ele irá indicar melhorias em sua rotina!

Pesquisar
Artigos Relacionados