Meningite viral

links patrocinados

Meningite viral

Meningite Viral

A meningite viral é uma doença muito perigosa e bastante contagiosa, e que ainda faz muitas vítimas no Brasil.

O que é a Meningite Viral

A meningite é uma doença causada por fungos, bactéria ou vírus, que consegue se instalar e atacar as meninges, que são as três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

A meningite viral é a versão mais fraca da doença e seus sintomas são parecidos com os da gripe e dos resfriados. A doença atinge mais comumente as crianças, e os sintomas podem ser o aparecimento de febre, dores de cabeça e rigidez na região da nuca.

Assim que é diagnosticada a meningite viral, resta apenas esperar que o caso se resolva sozinho, igual acontece com outras viroses.

Cuidados com a Meningite Viral

Diferente da meningite viral, a meningite bacteriana é bem mais grave e deve ser tratadas de imediato. As principais causadoras da doença são as bactérias pneumococos, meningococos e hemófilos, que são transmitidas principalmente pelas vias respiratórias.

Os sintomas também são bem mais graves: febre alta, fadiga, vômito, dor de cabeça e no pescoço, dificuldade de mobilidade da cabeça. Muitas vezes, manchas vermelhas podem aparecer e se espalhar por todo o corpo. Neste caso, a infecção está se espalhando de modo muito rápido pelo sangue e há risco de septicemia. As crianças também são mais afetadas por este tipo de meningite.

Vírus da Meningite

Meningite

Os vírus responsáveis por causar a meningite são o enterovírus – que afetam o intestino, o vírus da catapora, o HIV e o LCMV, vírus do herpes simplex principalmente do tipo 2, vírus varicela zoster, bem como o vírus da caxumba.

Sintomas da Meningite Viral

Crianças prostradas e sem ânimo, que choram muito e sem apetite, com febre alta e manchas pelo corpo podem ser vítimas de meningite viral. Dores de cabeça e nos ouvidos, além de moleira sobressaliente também indicam o contágio por meningite viral.

Tratamento da Meningite

Os sintomas da meningite viral iniciais podem aparecer de 7 a14 dias após a contaminação, o que é mais comum, mas podem aparecer somente após 21 dias depois, dependendo do tipo de vírus.

Assim que forem identificados estes sintomas da meningite viral, a vítima deve ser levada ao médico – apenas o seu diagnóstico pode comprovar a doença. No caso da meningite viral, os medicamentos antitérmicos, antiinflamatórios e os analgésicos podem ser úteis no alívio dos sintomas. É indicado que o paciente descanse o quanto possível.

Precauções e cuidados

Manter o local arejado e com a luz do sol é bastante eficaz para que o vírus da meningite viral não permaneça no ambiente. Ter cuidado com a higiene é fundamental: lavar as mãos sempre que possível e antes das refeições, ao chegar e sair para a rua, usar gel antisséptico, evitar o contato com pessoas infectadas, principalmente o contato oral, etc.

A vacina contra o vírus Haemophilus influenzae do tipo B também protege contra a meningite e está integrada ao calendário oficial de vacinação. Porém, no Brasil ainda não há a disposição vacinas contra a bactéria pneumococo, causadora da meningite bacteriana.

Vacina contra Meningite Precausoes da Meningite

Pesquisar
Artigos Relacionados