Medicina do trabalho

links patrocinados

Medicina do trabalho

Medicina do Trabalho

A saúde do trabalhador em primeiro lugar: a medicina do trabalho tem a importante missão zelar pelas condições de saúde dos trabalhadores, prevenindo possíveis complicações relacionadas ou não com suas funções diárias.

A medicina do trabalho é ainda uma carreira em ascensão, cada vez mais procurada pelo mercado de trabalho, com boa oferta de emprego em todo o país.

O que é a Medicina do Trabalho

Também conhecida como medicina ocupacional, a medicina do trabalho se empenha em atuar em grandes empresas ou em clínicas associadas, fazendo a análise clínica de pessoas em situação de trabalho quanto à sua saúde mental ou física.

O funcionário pode ou não estar inserido em situações de risco de saúde ao exercer suas funções. Independente disso, o médico do trabalho deve verificar periodicamente suas condições, solicitando exames se necessário.

Tecnico de Medicina do trabalho

São os médicos do trabalho, ou médicos ocupacionais, que realizam exames ao ser admitido um novo colaborador – verificando se este tem condições físicas e de saúde, emitindo seu parecer oficial; avalia também o colaborador que é demitido – analisa suas condições e atesta problemas de saúde ligados à função ou a boa condição geral de saúde ao deixar seu cargo. Suas análises e laudos têm impacto legal na relação do trabalhador com a empresa. Além disso, os profissionais de medicina do trabalho podem prestar consultoria para sindicatos.

Medicina do Trabalho e CIPA

Medicina do trabalho 2013

Programas de prevenção de acidentes e doenças infecciosas no ambiente de trabalho, motivação e programas de alimentação saudável, programas de vacinação coletiva: todas estas ações podem ser gerenciadas pelo médico do trabalho dentro da empresa além de sua função habitual, juntamente com a CIPA. A CIPA é um grupo de funcionários, eleitos e outros indicados pela própria empresa, com objetivo de promover assuntos e campanhas ligados exclusivamente à segurança, à saúde, ao meio-ambiente e higiene ocupacional. Trata-se de um grupo de trabalhadores que age em função das boas condições de trabalho de todos os trabalhadores e são representantes deste.

Quando um médico do trabalho está atuando dentro da empresa, ele participa da CIPA do sentido de oferecer respaldo técnico aos processos promoção de saúde na empresa.

Carreira

Medico do trabalho

O profissional de medicina do trabalho precisa ser formado em Medicina, ter larga experiência clínica médica e pode realizar um curso de especialização em Medicina do Trabalho. O profissional de medicina do trabalho pode atuar ainda como perito para instituições, principalmente públicas, no caso de laudos mais específicos.

A importância da Medicina do Trabalho

O trabalhador conquistou o direito à boas condições físicas e higiênicas para o desempenho de suas funções. As contribuições da medicina do trabalho são imensas, pois, além de possuir um caráter preventivo, quanto às doenças de todos os tipos as que o trabalhador está exposto e riscos ao desempenhar sua função, há ainda o caráter emergencial ou clínico, no tratamento de doenças e situações de risco à saúde que possam surgir.

A medicina do trabalho tem a função de atestar as condições gerais do trabalhador e suas funções, o que garante direitos de ambas as partes, tanto do trabalhador como do empregador.

Clinicas Medicina do trabalho Importancia Medicina do trabalho

Pesquisar
Artigos Relacionados