Maneiras de conviver bem com a diabetes

links patrocinados

Maneiras de conviver bem com a diabetes

O diabetes é uma doença que afeta pouco mais de 6 milhões de brasileiros e mais milhões de pessoas no mundo todo, isso sem contar aquelas pessoas que não sabem que possuem essa doença silenciosa. Vale ressaltar que o diabetes é uma doença que pode causar inúmeros problemas de saúde e em casos mais graves pode causar a morte.
Conheça algumas maneiras para que você consiga conviver bem com a diabetes e que certamente irão lhe ajudar a ter mais qualidade de vida.

Maneirando no consumo de bebidas alcoólicas

O consumo e a ingestão de álcool por diabéticos não é proibido, mas deve sir ser moderado e nunca consumido quando de barriga vazia. Isso porque o consumo isolado de álcool pode causar hipoglicemia, já que o álcool reduz as taxas de glicemia no sangue, causando até mesmo tremores pelo corpo, enjoos, irritação, fome excessiva e dores de cabeça.
Para conviver bem com o diabetes também é essencial fazer o monitoramento glicêmico antes e depois do consumo de bebidas alcoólicas.

Maneiras de conviver bem com a diabetes Conheça as Maneiras de conviver bem com a diabetes

Outra forma de conviver bem com o diabetes é evitar problemas vasculares. Isso porque essa doença acaba provocando a aceleração do endurecimento das artérias, causando dessa maneira uma má irrigação dos tecidos e afetando as artérias coronárias, o que pode levar ao infarto cardíaco e a uma insuficiência renal grave.

Confira as Maneiras de conviver bem com a diabetes

Confira mais

O diabetes também acaba afetando as pequenas artérias que são responsáveis por nutrir os tecidos (microcirculação), que atingem principalmente os pés e as pernas. Por isso, ao perceber um formigamento, ao ter dores ao caminhar, perceber feridas que não se cicatrizam facilmente, sentir fraqueza nas pernas e pés frios ou pálidos, procure imediatamente um cirurgião vascular ou um angiologista para que ele possa avaliar com precisão os sintomas e tomar as medidas cabíveis para evitar mais danos a sua saúde.

Outra dica importante para conviver com o diabetes é evitar o escalda-pés e saunas. Isso porque os riscos de choques térmicos e de exposição à altas temperaturas podem desencadear problemas cardíacos ou ainda agravar quadros de angiopatias.

Diabetes

Redobre os cuidados com os olhos

Uma boa dica para conviver bem com a diabetes é redobrar o cuidado com os olhos. O ideal é que pacientes diabéticos tenham um acompanhamento oftalmológico já que há uma maior fragilidade da córnea, considerada a porta de entrada para inúmeras infecções oportunas.
O problema mais comum de quem tem diabetes é a catarata.

Maneiras de conviver bem com a diabetes - saiba mais

Controlando o estresse

Outra maneira de conviver bem com o diabetes é controlar o estresse. Esse cuidado é importante porque indivíduos diabéticos têm mais chances de desenvolverem depressão e crises de ansiedade, já que tender a ter menos cuidados com os níveis de açúcar no sangue, aumentando as chances de ocorrerem complicações.

Além disso, homens que passam por altos níveis de estresse acabam tendo mais tendências depressivas e podem dobrar os riscos de desenvolverem a diabetes do tipo 2, quando o organismo é capaz de produzir a insulina mas não consegue processá-la.

Pesquisar
Artigos Relacionados