Má Digestão

Má Digestão

Má Digestão

Conhecido cientificamente como dispepsia, a Má Digestão ou indigestão é um mal muito comum entre as pessoas, causando distúrbios gástricos e consequentemente, o desconforto na região estomacal.

Sobre a Má Digestão

Com a sensação de que o alimento está demorando mais para ser digerido, a Má Digestão é mais comum nas épocas de calor, nas quais as pessoas sofrem com uma maior perda de líquidos.

A água é essencial no processo de digestão da comida e sua redução diminui a velocidade com que os alimentos são digeridos, causando os desconfortos comuns conhecidos na indigestão.

Sintomas

Os sintomas mais comuns em pessoas com Má Digestão são a sensação exagerada de estômago cheio, arrotos, gases e as dores na região abdominal.

A queimação no estomago, também conhecida como azia, é um distúrbio gástrico decorrente da indigestão. A necessidade de colocar o excesso de comida para fora, também faz o corpo produzir sintomas de enjôos e vômito.

Causas da Má Digestão

O que e Má Digestão

A principal causa da Má Digestão é o fato de as pessoas comerem rápido demais, não triturando bem os alimentos e dificultando a digestão do mesmo.

Outro ato que pode favorecer o aparecimento dos desconfortos gástricos é o de beber líquidos em excesso enquanto se alimenta como sucos, refrigerantes e até mesmo a água. Abusar de comidas gordurosas, como a fritura também pode causar a Má Digestão.

De fator biológico, pessoas que sofrem de falta de enzimas gástricas estão mais propensas a sentirem os desconfortos da indigestão, pois são esses elementos do estômago que ajudam a diluir as proteínas dos alimentos. Quem ainda não possui alguns órgãos do sistema digestório funcionando corretamente como o fígado, pâncreas ou vesícula biliar também pode ter os sintomas da Má Digestão.

Causas da Má Digestão

A ingestão de bebidas alcoólicas ainda pode um fator de interferência no processo digestivo. Quem possuir intolerância ou alergia à lactose e fazer a ingestão de leite e seus derivados, pode ocasionar a dispepsia. Alimentos da categoria das leguminosas, como lentilha e soja, quando consumidos abusivamente podem diminuir a capacidade do estômago de digerir naturalmente a comida.

Tratamento

Alguns medicamentos oferecem alívio rápido aos distúrbios gástricos. O sal de fruta, o leite de magnésia e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são elementos que neutralizam os ácidos do estômago e oferecem alívio para a asia e o mal estar estomacal. Os laxantes e outros remédios que ajudam com a prisão de ventre, ajudam na eliminação de gases e fezes, melhorando a sensação de estômago pesado.

Sintomas da Má Digestão

Prevenir também é uma atividade recomendável. Mastigar os alimentos devagar e não ingerir álcool e outros líquidos em excesso durante a alimentação auxilia na redução desses desconfortos gástricos. Alguns alimentos possuem nutrientes e outras substâncias que aliviam e previnem os sintomas da Má Digestão.

Rico em fibras os alimentos integrais e os vegetais como a couve e cenoura oferecem proteção contra os sintomas.

Frutas como a ameixa, abacaxi e mamão, ajudam em todo o processo digestivo, diminuindo a prisão de ventre e outros desconfortos. Se ao tomar os cuidados devidos, os sintomas continuarem persistindo, o indivíduo deve procurar assistência médica.

Tratamento da Má Digestão Como prevenir a Má Digestão

GD Star Rating
loading...
Má Digestão , Nota: 4.7 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados