Lúpus – Sintomas e Tratamento da Doença Lúpus

links patrocinados

Lúpus - Sintomas e Tratamento da Doença Lúpus

Lúpus – Sintomas e Tratamento da Doença Lúpus

O Lúpus é considerada uma doença autoimune, que na verdade é uma falha em algum divisão funcional do nosso sistema imunológico conhecida como autotolerância, cuja consequência são respostas imunes contra os tecidos e as células do nosso próprio organismo. Dessa forma, o próprio sistema imunológico das pessoas que possuem a doença lúpus causa danos aos seus organismos.

Essa doença, bastante conhecida, atinge cerca de 0,51% da população, ou seja, a cada cento e noventa e quatro pessoas, uma poderá ter lúpus. É muito comum essa doença atingir os latins, negros, adultos e mulheres.

Sobre o Lúpus Discóide e o Lúpus Sistêmico

O Lúpus Discóide surge na pele e pode ser identificado através de lesões cutâneas que aparecem em 60% dos casos no rosto e nos outros 40% dos casos em outras áreas do corpo que ficam expostas à luz do sol. O Lúpus Discóide ainda pode formar em 8% dos casos uma lesão que se assemelha a uma verruga e em apenas 2% dos casos algo como uma queimadura. Cerca de 10% das pessoas portadoras do Lúpus Discóide possuem a sua doença evoluída para um Lúpus Sistêmico.

Já o Lúpus Sistêmico é considerado mais grave que o Lúpus Discóide e afeta, geralmente, quase todos os órgãos e sistemas do corpo das pessoas que possuem essa doença. Em algumas pessoas, o Lúpus Discóide causa lesões que aparecem predominantemente na pela e nas articulações. Porém, em alguns casos, essa doença pode causar o comprometimento do coração, dos pulmões, do sangue e dos rins.

Sobre o Lúpus induzido por drogas

O Lúpus que é induzido por drogas, que é chamado de Lúpus Eritematoso, surge como um efeito do uso de determinados medicamentos e drogas. Os sintomas desse tipo de Lúpus são bastantes parecidos com os sintomas que ocorrem nos casos de Lúpus Sistêmico, sendo que os próprios medicamentos que são utilizados para o tratamento dessa doença podem ocasionar o surgimento do Lúpus induzido.

Justamente por esse motivo, as pessoas que estão desconfiadas de que possuem algum tipo da doença Lúpus precisam consultar algum médico antes de começar um tratamento com remédios.

Tratamento para a Doença Lúpus

O tratamento do Lúpus exige muito cuidado e consultas frequentes a médicos especialistas. A pessoa que faz o tratamento adequado é capaz de levar uma vida normal. Porém, deve-se ter muito cuidado, pois, caso contrário, as complicações podem as pessoas até à morte.

Além de realizar um tratamento adequado, a pessoa que possui Lúpus deve se proteger constantemente da radiação solar. Para isso, ela deve sempre usar um bloqueador solar. Além disso, a pessoa com Lúpus também deve ficar atenta ao fazer uso das pílulas anticoncepcionais e também evitar outras possíveis infecções.

No caso dessa doença, a questão psicológica também deve ser observada com atenção, pois podem ocorrer certas alterações como o surto psicótico e a ansiedade. Em todos os casos, médicos especialistas devem ser sempre consultados.

Fotos

Confira Fotos da Lúpus – Sintomas e Tratamento da Doença Lúpus:

LúpusLúpus
Ele é considerado uma doença autoimuneEle é considerado uma doença autoimune
Caso identifique algum sintoma, procure um médicoCaso identifique algum sintoma, procure um médico

Pesquisar
Artigos Relacionados