Kcal dos Alimentos

links patrocinados

Kcal dos Alimentos

Kcal dos Alimentos

Todas as pessoas que possuem sobrepeso ou mesmo as que buscam por emagrecer já ouviram a expressão, gastar calorias. As calorias nada mais são que a energia que o corpo humano produz para desenvolver atividades físicas como: andar, pedalar, nadar e atividades diárias como respirar, falar, andar e mesmo as atividades que o corpo faz ao respirar, manter os batimentos cardíacos e até manter a temperatura do corpo que normalmente é de 35º. Ou seja, as calorias são essenciais à vida, mas como saber se elas estão sendo bem administradas pelo organismo?

Quando se ingere uma quantidade de alimentos, são ingeridas em conjunto calorias. As calorias que foram ingeridas serão utilizadas para a realização das tarefas citadas a cima, ao final as calorias que não foram gastas passam a se acumular no organismo em forma de gordura e será responsável pelas reservas de energias que possivelmente serão gastas para atividades enquanto a pessoa dorme e etc. Mas quando a gordura se acumula em excesso no organismo, pode gerar obesidade.

A Caloria Presente nos Alimentos

Kcal das frutas

Todos os alimentos possuem calorias, as calorias são responsáveis por gerar energia que será gasta ao organismo, por isso que quando um alimento possui muitas calorias é necessário que sejam gastas a fim de não se acumular e acabar provocando obesidade. Dentre os alimentos menos calóricos encontram-se as frutas e verduras e os mais calóricos são os carboidratos e proteínas. Para calcular as calorias dos alimentos foi criado um aparelho, o calorímetro bomba que mede o valor calórico de cada alimento e os dispõe em tabelas, para que sejam controladas pelos usuários ou adeptos de dietas.

Origem da Caloria

Kcal

Antes dos nutricionistas definirem o que é caloria, como gastar e qual sua utilidade os físicos é que estudavam este termo. As discussões sobre calorias começaram no inicio do século XVIII e embora não pertença ao Sistema Internacional de Unidades é medida através dos símbolos Cal e Kcal. Inicialmente as calorias eram definidas a partir da elevação de energias necessárias para atingir 1º Celsius para 1g da água. Depois, verificou-se que o calor especificado nesta pratica não era constante e foram definidos os valores de 14,5º para 15,5º de um grama de água, até então os pesquisadores destas técnicas eram Benjamin Thompson e Conde Rumford.

O calor só foi entendido como fonte de energia em 1799, quando Humphry Davy atritou duas pedras de gelo no vácuo e elas derreteram, fazendo então com que ele constatasse que havia a presença de calor no ar, mas ainda hoje calor e energia são termos que se confundem. Mas somente mais tarde, mais precisamente em 1849 que um estudioso chamado James Prescott Joule que anunciou em um de seus artigos o ‘Sobre o Equivalente Mecânico do Calor’ que confirmaria a presença de calor no trabalho.

Tabela das calorias

E desde então as medidas das calorias são associadas ao Joule devido o sobrenome deste pesquisador, a medida nos dias atuais é de que exatamente 1 Kcal = 4,1868 J.

Contudo quando se utiliza a expressão caloria dos alimentos, quer-se dizer quilocaloria dos alimentos. Acredita-se que o desuso da expressão quilocaloria se deve à praticidade e a facilidade em encontrar o termo modificado dentre os sites de nutrição.

Como gastar calorias Calorias Kcal

Pesquisar
Artigos Relacionados