Insônia

links patrocinados

Insônia

Insônia

A insônia é a incapacidade que um indivíduo tem de dormir continuamente durante toda a noite, impossibilitando-o de usufruir do relaxamento do sono reparador. A insônia faz com que o indivíduo tenha dificuldade para pegar no sono e também faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

A insônia geralmente acontece, seja de forma frequente ou esparsa, por conta de problemas físicos, mentais, emocionais ou comportamentais, sendo que o estresse e a falta de seratonina no organismo as causas mais comuns.

Tipos de insônia

Existem vários tipos de insônia, sendo que este mal pode ser classificado em origem, causa e frequência. Do ponto de vista da origem, a insônia pode ser definida como sendo primária ou secundária.

A primeira é aquela em que a insônia é a única ou a principal doença que acomete um indivíduo, enquanto que a segunda é tida como a decorrente de outra doença ou do efeito de um medicamento, por exemplo, sendo que alguns remédios deixam as pessoas agitadas, impedindo-as de dormirem normalmente.

Causas da Insônia

Com relação à causa, a insônia pode ser orgânica, ou seja, acontecer de forma natural ou psicofisiológica, quando o desgaste diário, o estresse, a agitação extrema e a falta de vitaminas ou outras substâncias no organismo podem fazer com que o indivíduo fique insone.

A insônia pode ser classificada ainda de acordo com a frequência em que se manifesta. Neste caso ela pode ser transitória, ocorrendo apenas uma ou algumas noites, em decorrência de situações estressantes ou preocupações, intermitente, que é quando vem e volta durante um determinado período, sendo decorrente também de estresse, preocupação ou ansiedade e crônica, que é a dificuldade de dormir que dura mais de duas semanas, sendo ocasionada por algum problema de saúde mais severo.

Tipos de Insônia

Diagnóstico

A insônia é fácil de ser percebida. Ao contrário do que muitos pensam, ela não acontece somente quando o indivíduo tem dificuldade de pegar no sono ou quando acorda várias vezes durante a noite. Também sofre de insônia aquela pessoa que, por exemplo, acorda de manhã bem cedo, por volta de seis ou sete da manhã, embora pudesse se levantar mais tarde, não conseguindo voltar a dormir e se sentindo extremamente cansado.

Para um tratamento eficaz, é importante que o indivíduo investigue as causas da insônia. Isto pode ser feito nos chamados institutos de distúrbios do sono, que analisam as pessoas enquanto elas dormem por meio de imagens e também de fios conectados no corpo.

Diagnostico

Como evitar

Quem está sofrendo de insônia nunca deve se automedicar. Muitas vezes a insônia é combatida somente com pequenas mudanças na rotina ou adoção de hábitos. Somente quando a insônia é crônica, ou seja, associada geralmente à outra doença, é que necessita de auxílio médico.

Nos outros casos, para não sofrer de insônia a pessoa pode tomar chás relaxantes ou leite morno antes de deitar, realizar atividades relaxantes antes de dormir, como leitura e conversa com entes queridos, tomar um banho morno com sabonetes de lavanda ou alfazema, que são calmantes ou até trocar o colchão, o travesseiro ou a cortina do quarto.

Como evitar a Insônia Tratamento para Insônia

Pesquisar