Infarto: O que é, Por que ele acontece e como ele acontece?

links patrocinados

Infarto: O que é, Por que ele acontece e como ele acontece?

Levar uma rotina estressante, estar acima do peso ideal, ter maus hábitos alimentares, o tabagismo e não praticar atividades físicas são alguns dos fatores determinantes para desencadear o problema e a doença que mais mata no território brasileiro: o infarto do miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco.

Segundo o Ministério de Saúde do Brasil, todos os anos são registradas cerca de 70 mil mortes em decorrência desse problema. Vale ressaltar que muitas vezes esse problema atinge pessoas que mantêm uma rotina extremamente saudável.

Confira mais

Infarto: O que é, Por que ele acontece e como ele acontece? Infarto

Pode-se definir o infarto do miocárdio como a morte do coração. O que acontece é que o músculo cardíaco para de receber sangue e consequentemente, acontece uma falta de irrigação que causa o entupimento das artérias coronárias fazendo com que o coração para de funcionar.

Embora os ataques do coração sejam súbitos, o processo que desencadeia este problema é lento, e leva-se anos para que o coração pare de funcionar completamente. Isso porque a gordura vai se acumulando com o passar do tempo nas paredes internas das artérias até que o fluxo de sangue seja interrompido totalmente.

Infarto: O que é

Como acontece o infarto?

O infarto acontece porque uma vez que a gordura se acumula nas paredes internas das artérias, o sangue passa a fluir de forma lenta. Assim, o coração fica menos irrigado. Este problema é sinalizado em forma de dor, também chamado de angina. Vale ressaltar que em pessoas que apresentam fatores de risco, como diabetes e hipertensão, ou que já tenham alguma predisposição genética para desenvolverem a doença, este processo é muito mais intenso e dolorido.

O que acontece em seguida é que as plaquetas de sangue se unem e formam coágulos, impedindo dessa forma que o sangue passe e deixe de irrigar totalmente o miocárdio. Todo este processo leva apenas alguns minutos. Por isso, se o infartado não for socorrido de maneira eficiente e rápida os danos do infarto podem ser irreversíveis ou podem levar à morte.

Infarto:  como ele acontece

Os sintomas

Apesar de ser um problema silencioso, o infarto apresenta alguns sintomas, que nem sempre são evidentes. Além de pressão e de dores no peito, pode acontecer dores nos braços, nas costas, nos ombros, no pescoço, falta de ar, desmaios e enjoos. Mas, vale ressaltar que algumas pessoas que sobreviveram ao problema relatam não terem sentido absolutamente nada.

Infarto: O que é, Por que ele acontece e como ele acontece? - saiba mais

Tratamentos e prevenção

Nem todo o infarto é fatal e existem diversas formas de tratamento e de prevenção, principalmente para pessoas que já passaram pela traumática experiência. Existem alguns medicamentos que revascularizam a área atingida.

Outra forma de tratamento do ataque cardíaco é a angioplastia, um tipo de intervenção cirúrgica que devolve através de um cateter a irrigação do coração. Em casos mais graves, onde a maioria das artérias se encontra bloqueada pelas placas de gordura, é usada a ponta de safena.

Evitar o tabagismo, manter uma alimentação balanceada e equilibrada, controlar o colesterol, evitar o sedentarismo e controlar a pressão arterial são ótimas maneiras de se evitar o infarto.

Pesquisar
Artigos Relacionados