Importância dos Sais Minerais

links patrocinados

Importância dos Sais Minerais

Sais Minerais são os nutrientes provindos de elementos inorgânicos e têm vital importância no processos realizados em nosso corpo. Os principais sais minerais que agem diretamente em nosso organismo são: ferro, potássio, sódio, cálcio, iodo, flúor, fósforo, entre outros.

O que são os Sais Minerais?

Estes elementos, assim como outros que ingerimos em nossa alimentação, trazem tanto benefícios como malefícios ao nosso organismo.

Importância dos Sais Minerais Sais minerais

Muito importante é sempre observar a quantidade que devemos ingerir ao dia de cada nutriente para o bom funcionamento do corpo. Quantidades em excesso ou falta podem trazer sérias complicações e doenças relacionadas a praticamente todos os sistemas de nosso corpo.

Sais minerais- importância

Importância dos Sais Minerais

Todos os sais minerais têm importância . No entanto, o Ferro e o Cálcio são mais comentados e conhecidos, pois o primeiro está relacionado diretamente a anemias e o segundo aos ossos do corpo. O Ferro é o principal nutriente presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Sua presença é essencial para a produção de novas células sanguíneas, garantindo a melhor circulação e o transporte de outros nutrientes para o corpo.
O Cálcio é vital para fortalecer os ossos. Portanto está diretamente relacionado à mobilidade do indivíduo. O Sódio e o Fósforo funcionam como reguladores de água no organismo. Já o Magnésio atua na musculatura e nos ossos, fortalecendo-os.
O Potássio é importantíssimo para o sistema nervoso, pois atua nas transmissões nervosas do organismo, assim como o Zinco. O Zinco é um dos sais minerais de maior importância, pois ajuda a manter o sistema imunológico sadio, ajuda a melhor cicatrização de machucados e recuperação e lesões.

Alimentos ricos em sais minerais

Alimentos ricos em Sais Minerais

O Ferro pode ser encontrado em carnes, peixes e ovos. O Sódio está presente no sal de cozinha e em alimentos processados. Carnes, leites e frutas como a banana são ricos em Potássio. Já o Zinco pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas.
Magnésio pode ser encontrado em nozes e legumes. Fósforo está presente em frangos, repolhos e na carne de porco.

Falta de sais minerais

Falta de Sais Minerais e as doenças

Antes de qualquer coisa, não custa lembrar que não é só a falta de sais minerais importantes que pode trazer doenças e malefícios. Ingeri-los em excesso também traz efeitos negativos para o corpo humano, como por exemplo, o excesso de Sódio na alimentação. O sódio aumenta a pressão arterial e pode prejudicar pessoas pré-dispostas à hipertensão.
A falta de Ferro no sangue pode prejudicar a circulação e a produção de novas células sanguíneas. Por sua vez, o excesso de absorção de Ferro pelo indivíduo pode trazer consequências negativas ao coração.
O Fósforo é um elemento que age melhor se combinado com outros elementos indispensáveis ao organismo humano: a vitamina D e o Cálcio. Juntos eles combatem o raquitismo e fortalecem os ossos. A quantidade necessária de Fósforo diária é extremamente pequena, mas essencial .
A falta de Zinco no organismo pode trazer diabetes e diminuição de hormônios masculinos nos homens. Resfriados constantes também indicam falta de Zinco, pois a imunidade fica baixa.
Estes são alguns exemplos da importância dos sais minerais em nossa vida. Por isso, tenha em mente que sua alimentação irá dizer se a quantidade destes nutrientes em seu organismo está dentro do aceitável ou não.

Pesquisar
Artigos Relacionados