IMC Ideal

links patrocinados

IMC Ideal

IMC Ideal

De acordo com estatísticas das Organizações das Nações Unidas – ONU, cerca de 500 milhões de pessoas são obesas no mundo e mais 1,4 milhões estão com sobre peso. Ainda segundo o documento, 868 milhões de pessoas estão subnutridas.

Uma das medidas utilizadas que separam as pessoas em subnutridas, sobre peso ou obesas é o Índice de Massa Corpórea – IMC. Por meio de algumas informações do indivíduo pode-se chegar rapidamente em uma conclusão, sendo o peso normal indicado pelo IMC Ideal

Sobre o IMC Ideal

O Índice de Massa Corpórea – IMC é uma medida de categoria internacional, inventada pelo astrônomo e matemático Lambert Adolphe Quételet no século XIX. O método é aceito mundialmente e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde – OMS. A conta é feita rapidamente, basta utilizar a altura e peso do indivíduo interessado para saber se está no IMC Ideal.

Como calcular

O que e IMC Ideal

A conta para saber o Índice de Massa Corpórea é simples. Basta dividir a massa da pessoa pelo quadrado de sua altura. Ex: Massa / Altura x Altura. A massa é o peso total do indivíduo e sua unidade de medida deve ser o quilograma. A altura deve estar em metros. Para verificar se está dentro do IMC Ideal, a pessoa deve comparar o resultado de sua conta com a tabela de classificação de índice de gordura.

Tabela de Classificação

Na tabela de classificação do IMC Ideal estipulada e aceita pela OMS, se a conta Massa / Altura x Altura der menos que 16, o indivíduo está enquadrado como subnutrido, na categoria Magreza Grave. Se o resultado estiver entre 16 e 17 o nível é de Magreza Moderada. Entre os números 17 e 18,5, a massa corpórea está separada na categoria Magreza Leve.

Para que serve o IMC Ideal

O IMC Ideal que uma pessoa pode ter está no grupo de 18,5 e 25, então o Índice de Massa Corpórea é saudável. Se o resultado da conta estiver entre os números 25 e 30, a pessoa deve começar a se preocupar, pois está na camada de sobrepeso. Entre 30 e 35, a classificação é de Obesidade Grau I. Números de 35 a 40 acusam que indivíduo está na categoria Obesidade Grau II Severa. Por último, resultados acima de 40 estão na categoria de Obesidade Grau III Mórbida.

Exemplo

Sobre o IMC Ideal

Se uma pessoa pesa 42 kg e sua altura é de 1,72 cm, colocando os dados na conta Massa / Altura x Altura ficaria 42 / 1,72 x 1,72, de resultado aproximado 14,1. De acordo com a tabela de classificação do IMC Ideal, a pessoa está na categoria Magreza Grave.

Em uma outra problematização hipotética, se o sujeito pesa 103 kg e possui 1,61 cm de altura, a conta do IMC Ideal ficaria 103 / 1,61 x 1,61. Com o resultado próximo de 39,8 , o indivíduo está no subnível sete, que apontam índices de gordura corpórea de uma pessoa da Obesidade Grau II Severa.

De acordo com a conta inventada por Quételet, a pessoa pesando 52 kg e com altura 1,65 cm possui seu Índice de Massa Corpórea em 19,10. O número é de um IMC Ideal e enquadra a pessoa como saudável.

Indice de massa corporal Calculo do imc

Pesquisar
Artigos Relacionados