Higiene Bucal

links patrocinados

Higiene Bucal

Higiene Bucal

A higiene bucal é uma maneira de manter dentes e gengivas sempre saudáveis. Com uma boa higiene, evita-se o sangramento da gengiva durante a escovação e o uso do fio dental, o mau hálito não é mais um problema frequente e elimina-se os resíduos alimentares, deixando os dentes limpos.

Fazendo a Higiene Bucal

Medidas simples garantem a higiene bucal, como usar todos os dias o fio dental, escovar bem os dentes após as refeições, utilizar produtos que contenham flúor, comer alimentos balanceados e evitar doces. Essas atitudes previnem futuros problemas.

Os dentistas falam que, caso a pessoa não consiga manter o hábito de usar o fio dental todos os dias, apenas uma aplicação no final do dia já pode ajudar a manter a higiene da boca. Além disso, a escovação também só precisa ser feita depois das refeições, mas é preciso prestar atenção e dar o tempo necessário para a limpeza.

A boca é uma parte do corpo que precisa estar sempre limpa assim como qualquer outra. Normalmente, a própria pessoa consegue perceber quando tem alguma coisa errada, o que pode levar à conseqüências muito mais complicadas do que escovar os dentes.

Higiene Bucal na infância

É muito importante ensinar as crianças desde cedo a ter uma boa higiene bucal. Para isso, é necessário ajudá-las na escovação, além de mostrar o jeito certo de passar o fio dental e levá-las sempre ao dentista. Muitos profissionais afirmam que aos dois anos de idade as crianças devem começar a ir ao dentista, pois, assim, é possível acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária.

Acredita-se que mais de 30% dos brasileiros sofrem de mau hálito ou halitose. Há várias causas para este problema e uma forma de combatê-lo é através da higiene bucal. Outras medidas são seguir uma dieta balanceada, tomar bastante água e não ficar longos períodos em jejum.

Outro fator muito importante para a higiene bucal na infância é estabelecer o hábito de seguir os passos adequados diariamente. Boa parte da higiene bucal também é ter o costume de usar fio dental todos os dias e não deixar de escovar os dentes.

Dia internacional do Dentista

Dentista Um dentista é um profissional da saúde que é responsável pela saúde bocal das pessoas. O dentista, ou ainda cirurgião-dentista ou médico dentista é capacitado na área de odontologia. Normalmente as pessoas devem fazer visita a um dentista a cada 6 meses.

Na maioria das vezes, ele está ligado à revisão da higiene bucal, além da integridade dos dentes e limpeza e profilaxia. Profilaxia significa aplicação de meios tendentes para evitar doença ou a sua propagação. A palavra provém do grego prophýlaxis, que significa na língua portuguesa cautela.

Principais especialidades da odontologia

Entre as principais especialidades da profissão de dentista é a odontopediatria, designada para a saúde bucal de crianças, odontogeriatria, designada para saúde bucal de idosos, endodontia, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial, dentística restauradora, saúde coletiva, odontologia legal, radiologia odontológica, entre tantas outras.

Dia do dentista

O dia 25 de outubro é considerado o dia do dentista no Brasil. Essa data foi escolhida devido ao fato de que no ano de 1884, neste dia, foi assinado o decreto de nº 9 311 o qual criou o curso de graduação em odontologia no país. As cidades que receberam os primeiros acadêmicos de odontologia foram Rio de Janeiro e no Estado da Bahia, em Salvador.

Dia mundial do dentista

Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou esta data oficial para as comemorações do dia do Dentista aqui no Brasil. Entretanto, existe ainda uma data mundial para a comemoração para esta classe, que é a 03 de outubro. A primeira escola a ser fundada para a formação de dentistas surgiu no ano de 1840, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos da América.

Normalmente, aqui no Brasil, a duração para a formação de um dentista tem cinco anos. Quando o acadêmico termina essa etapa, ele é considerado um clínico geral, sendo capacitado para o tratamento de cáries, pode ainda fazer restaurações, instalar e projetar próteses, além de outras coisas.

O curso de odontologia merece dos alunos extrema dedicação, pois entre as matérias da grade curricular existem disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Após o fim da graduação, o recém-formado acadêmico poderá ainda escolher especialidades para aprimorar os seus conhecimentos.

Fotos

Confira Fotos do Dia do Dentista:

Cirurgiao Dentista Odontologia Consulta Dentista 25 de outubro Dia do Dentista

Pesquisar
Artigos Relacionados