HFAG Hospital e Residência Médica

links patrocinados

HFAG Hospital e Residência Médica

HFAG Hospital e Residência Médica

Sobre o HFAG Hospital

Aqueles que decidem estudar para serem aprovados em um concurso vestibular para a graduação de medicina tem pleno conhecimento de que o tempo gasto com a formação acadêmica até que seja autorizada a prática médica vai ser mais longo do que aqueles exigido para outras profissões. Ao mesmo tempo, a renda mensal dos médicos, normalmente, é superior à de outros cargos, o que pode ser um incentivo para quem deseja entrar nesse segmento.

Seleção necessária

Ao concluir o ensino superior com a graduação em medicina, os alunos devem prestar uma prova para serem aprovados na residência que desejam. Esse é o jargão profissional para descrever a fase de aprendizado que pode ser comparada a uma especialização.

Independente de qual seja a escolha profissional das pessoas, a maioria precisa se especializar em alguma área para conseguir mais detaque no mercado de trabalho. No caso dos médicos, a residência determina qual será a área na qual vão prestar seus serviços.

Quem tem o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) entre as primeiras opções para realizar a residência deve prestar uma prova, que tem o mesmo caráter de um concurso público, para ser aceito no hospital. Somente após essa avaliação prévia o profissional estará habilitado a fazer parte do quadro de residentes médicos.

Opções disponíveis

Da mesma maneira como acontece com outras provas de seleção, o HFAG tem número de vagas limitados para acolher os novos médicos e algumas áreas de especialidade, as quais vão definir o tipo de médico que o profissional se tornará;

No caso do HFAG, as opções de especialidades são: Clínica Médica; Neurocirurgia; Ortopedia e Traumatologia; Gastroenterologia; Cirurgia Vascular; Cirurgia Plástica; Cirurgia Videolaparoscópica; Medicina Intensiva; Pneumologia; e Cardiologia. Portanto, quem tem interesse em ser aprovado na prova do HFAG deve ter em mente alguma dessas opções para seguir a carreira médica depois de ter concluído o período da residência médica.

Para ter acesso a outras informações sobre a residência do HFAG, como o número de vagas disponíveis para cada residência específica, o candidato interessado pode procurar pelo endereço virtual da instituição na internet. Com isso, a maior parte das dúvidas pode ser resolvida com apenas um clique.

HFA Residência 2011

O HFA ou Hospital das Forças Armadas brasileira é um hospital público, que possui capacidade para até quatrocentos pacientes. Inaugurado no ano de 1972 em 27 de Marco, o Hospital das Forças Armadas é um Hospital cujo prédio foi um projeto do famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Niemeyer é conhecido principalmente pelo projeto da cidade de Brasília, capital do Brasil. Ele também projetou diversos prédios famosos e resenhou o método arquitetônico de sua época. Ele é responsável pelo projeto de muitos prédios fora do pais, sendo um dos arquitetos mais renomados em todo o mundo.

O HFA

O Hospital das Forças Armadas brasileiras é subordinado direto ao comando do Ministério da Defesa. Seu atendimento é voltado para classe militar, sendo atendidos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Existem alguns atendimentos realizados pelo S.U.S, o Sistema Único de Saúde, mas são atendimentos pontuais.

Funciona como os demais hospitais do pais, possui muitos recursos medico- assistenciais em variadas áreas do setor de saúde, possui amplo recursos para atender em ambulatório, internação de pacientes, atendimento a emergências, pronto-socorro 24 horas, serviços odontológicos e muitas outras especialidades clinicas.

Sendo um hospital que opera com quadro clinico completo o Hospital das Forças Armadas, abre concursos periódicos e possui também programas para medico residentes em seu quadro de serviços.

Residência no HFA

A residência médica funciona no Brasil como uma forma complementar de educação e formação do curso de medicina. Funciona como um curso de especialização para o aluno recém formado em medicina, com objetivo de agregar conhecimentos profissionais ao mesmo. Conhecimentos de rotina de hospitais e atuação do corpo medico.

Para o medico interessado em ser residente no Hospital das Forças Armadas o processo de seleção é realizado através de editais. Para informações adicionais sobre como participar, basta entrar em contato direto com o Hospital ou através do Ministério da Defesa, que é o órgão responsável pelo Hospital.

Apesar de existirem instituições de ensino que fornecem programas de educação equivalentes a residência medica, eles não são validados como tal, apenas programas de residência reconhecido pelo MEC como no HFA, possuem respaldo de Residência medica.

Pesquisar
Artigos Relacionados