Handebol: conheça regras e principais competições

links patrocinados

Handebol: regras e principais competições

Onde e como surgiu o handebol

O Handebol surgiu como esporte durante a primeira guerra mundial na Alemanha. A primeira versão da Federação Internacional de Handebol foi fundada em 1927 na Suécia, mas foi apenas em 1946 que os suecos transformaram a federação e tornaram ela como é hoje.

Inicialmente o Handebol era praticado por dois times de até onze jogadores e num campo de grama com as dimensões de 40 metros por 20 metros. Além disso, o precursor do Handebol era praticado apenas por mulheres, por ser considerado uma atividade mais delicada. Atualmente tanto homens quanto mulheres competem em diversos torneios muito competitivos. O auge do Handebol mundial é o campeonato nos Jogos Olímpicos.

Regras do Handebol

Handebol: regras e principais competições Handebol

Atualmente praticado por dois times de sete jogadores e em quadras fechadas com piso de borracha, o Handebol possui basicamente o mesmo objetivo do futsal: fazer o gol. As regras do Handebol se resumem aos movimentos permitidos com a bola em mãos. Não é permitido em hipótese alguma chutar a bola, porém todas as outras partes do corpo podem ser utilizadas para encostar nela.

É permitido dar até três passos com a bola na mão e ficar com ela por até três segundos. O drible (ato de bater a bola no chão, como no basquete) é livre e fazendo isso o jogador pode percorrer toda a quadra (exceto nas áreas de seis metros). Para fazer o gol é necessário arremessar a bola em direção à baliza antes de entrar na área do goleiro. Caso o jogador entre na área antes de lançar, será punido com um tiro de 7 metros contra seu time.

Handebol: regras

Principais competições do Handebol

A principal competição do Handebol mundial é o campeonato mundial que ocorre a cada dois anos em países diferentes. Em âmbito masculino o país mais vencedor do campeonato mundial é a Suécia com quatro títulos, dois vice-campeonatos e quatro terceiros lugares. Já na modalidade feminina a maior vencedora é a Rússia, com sete títulos mundiais, dois vices e um terceiro lugar.

Além do campeonato mundial, os Jogos Olímpicos, realizados de quatro em quatro anos, também são muito almejados pelos países que disputam. As demais competições dizem respeito aos continentes, sendo muitas vezes divididas por regiões.

Handebol:  principais competições

A seleção brasileira

As seleções brasileiras de Handebol (feminina e masculina) possuem juntas 23 títulos de grande expressão no esporte mundial. A seleção feminina é a única que possui um título do campeonato mundial de Handebol, conquistado em 2013 na Sérvia. Nos jogos Panamericanos possui oito títulos, enquanto a seleção masculina possui apenas dois títulos.

Ambas as seleções são abastecidas com jogadores que atuam no país, em times de certa relevância para o Handebol nacional. A qualidade das nossas seleções vem melhorando a cada ano e a expectativa é de que o país conquiste mais títulos nos próximos campeonatos.

Handebol: regras e principais competições - saiba mais

O Handebol no Brasil

O Handebol não possui grande história em nosso país e começou a ser praticado com mais frequência há pouco tempo. Nas escolas a prática do Handebol vem crescendo, fazendo com que mais e mais jovens se interessem pelo esporte.
No ramo profissional, há uma liga nacional de Handebol, formada por grandes clubes multiesportivos e outros específicos do Handebol. Com uma liga forte e o interesse do público, o Handebol tende a crescer ainda mais no cenário esportivo nacional.

Pesquisar
Artigos Relacionados