Handebol: regras e principais competições

Handebol: regras e principais competições

Um dos esportes mais famosos na Alemanha e que de lá se espalhou para o mundo todo. Atualmente é também muito praticado no Brasil, sendo que conta também com uma seleção. É o handebol, o esporte no qual as pessoas jogam bola, no entanto ao invés de usar os pés, usam as mãos, é conhecido em diversas partes do mundo. Conheça tudo sobre o Handebol, suas principais regras e as principais competições.

Handebol principais regras

As principais regras do Handebol, começam pela quadra que deve ter de 40X20 m.

Handebol: regras e principais competições Regras de Handebol

Além disso existe uma distância para que sejam feito os tiros, que devem ser de no mínimo três metros.
O jogo de handebol, assim como no futebol, tem a marcação de pontos feita a partir dos gols marcados. Para isso um goleiro para cada time é necessário. Dessa forma sempre são considerados gol, quando da linha que marca o gol a bola atravessa.
Além disso, outra regra do jogo é o tiro de sete metros, esse passe acontece quando o goleiro recebe de um dos jogadores de seu time a bola. Os tiros de sete metros só podem ser realizados, quando os jogadores do ataque e da defesa se posicionarem além da linha dos nove metros.
O jogo também conta algumas normas disciplinares, sendo que são quatro, começando pela: advertência,
Exclusão,
Desqualificação
Expulsão.
Quanto aos passos, o máximo de passos para arremessar a bola é de três passos.

Handebol

Handebol: mais regras

Ainda entre as principais regras estão o tiro livre, veja em que casos ele é usado, considerando que são ao todo quatro.
O tiro livre do handebol, acontece quando:
Um jogador entra ou sai irregularmente;
Saídas irregulares no lance, comportamento anti-desportivo,
Quando realizam o lance livre irregularmente ou na conduta, e também no tiro de sete metros. Para o jogo reiniciar a partir do tiro do árbitro, é preciso que:
Os componentes das 2 equipes tenham comportamento irregulares em quadra;
Quando há uma interrupção do jogo sem acontecer qualquer infrações, e nenhuma das equipes tem a posse da bola.

Jogo de Handebol

Jogo de Handebol

Também quando a bola cair sobre objetos fixados na quadra ou que encostem no teto.
Se o jogo tiver seu encerramento antes do tempo previsto no regulamento, também pode ser reiniciado pelo árbitro.
O jogo de handebol também precisa ter uma equipe de arbitragem, sendo que ela deve ter 2 árbitros, , um cronometrista e ainda um secretário para marcar as faltas e gols.
O handebol também conta com o tiro de meta, que acontece quando a bola receber algum toque dos jogadores do ataque ou mesmo do goleiro antes de passar pela linha de fundo.
O tiro de lateral, é aquele que é executado por um dos jogadores usando o pé sem encostar totalmente no chão. O pé pode ser levantado várias vezes.

Competições de Handebol

Jogo de Handebol: principais competições

As primeiras competições de Handebol no mundo aconteceram no ano de 1914, em Berlim . depois disso passou a fazer parte das grandes competições com as Olimpíadas, sendo quem em 1936 foi sua primeira olimpíada também em solo alemão.
O Brasil conta com uma seleção de Handebol que já soma vários títulos de nível mundial, ao todo são 6 campeonatos mundiais de Handebol. Sendo que o primeiro foi em 1995, depois vieram muitos outros.
Entre as principais estão: Campeonato mundial de Handebol, Competições de Handebol por continente, Handebol nos jogos Olímpicos, Competições Nacionais de Handebol, Handebol nos Jogos Pan Americanos, e Torneios amistosos de Handebol.

GD Star Rating
loading...
Handebol: regras e principais competições, Nota: 4.0 de 5 com 28 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados