Ranking da FIFA

links patrocinados

Ranking da FIFA

Ranking da Fifa

O Ranking Mundial da FIFA é um cálculo feito para classificar as seleções mundiais de futebol de acordo com o resultado dos jogos. A avaliação se dá através da atribuição de pontos em diferentes partidas nos últimos doze meses.

Desde 1993, a FIFA divulga mensalmente o ranking. Naquele ano os três primeiros lugares ficaram para: Alemanha, Itália e Suíça, respectivamente. O Brasil posicionou-se em oitavo lugar.

Variáveis

Os critérios utilizados para o cálculo até hoje geram polêmica, causando mudanças várias vezes no método. Segundo o site oficial da FIFA, as variáveis são o resultado da partida (vitória ou empate), a relevância do jogo (se é uma competição mundial, como a Copa ou um amistoso entre times), a força da seleção adversária de acordo com os pontos calculados anteriormente na tabela e na confederação a que pertence. A multiplicação desses itens resulta na pontuação total.

O resultado da partida: vitória vale três pontos, empate apenas um e derrota nenhum. No caso de decisão por pênaltis, o vencedor leva dois pontos e o perdedor apenas um.

Importância da partida: amistosos valem um ponto, eliminatórias para a copa ou para o torneio da confederação valem dois pontos e meio. As Copas da Confederações valem três pontos e a Copa do Mundo da FIFA vale quatro.

A força da seleção adversária: diminui-se o número da posição no ranking de um valor de 200 pontos. Ou seja, uma seleção que está em 8o lugar possui uma força de 192 pontos. Existem duas exceções: o primeiro lugar no ranking possui força de 200 pontos e países abaixo da posição 150 possuem todos força de 50 pontos.

A força da confederação: UEFA/CONMEBOL: 1, CONCACAF: 0,88, AFC/CAF: 0,86 e OFC: 0,85.

Ranking atual

No dia 21 de dezembro de 2011, a FIFA publicou o último ranking do ano, elegendo a Espanha como a melhor seleção no sistema avaliativo. O segundo lugar foi da Holanda e o terceiro da Alemanha. O Brasil ficou na sexta posição, atrás também do Uruguai e da Inglaterra. A próxima divulgação do ranking será no dia 21 de janeiro de 2012. A Espanha tem uma posição confortável no topo, pois a Holanda está duzentos pontos atrás. Em comparação, a disputa pelo segundo lugar está mais acirrada: a Alemanha está apenas vinte pontos atrás da Holanda.

Histórico

Desde 1993, foram dezenove rankings anuais. O Brasil, apesar do desempenho atual que deixou a desejar e influenciou sua posição, ainda é a seleção que mais acumula primeiros lugares: são onze no total (equivalentes aos anos de 94 a 99 e de 2002 a 2006). Além disso, conquistou dois segundos lugares (em 2007 e 2009) e um terceiro (ano de 1993).

Isso significa que o Brasil só não esteve entre os três primeiros nos anos de 2000, 2001, 2008, 2009 e 2010 – o que está relacionada com a atual crise do futebol brasileiro e, anteriormente, com o período de transição pós derrota na Copa da França em 1998.

A Espanha fica em segundo lugar na comparação de todos os rankings. Além do primeiro lugar nesse ano, também esteve no topo nos anos de 2008, 2009 e 2010. São quatro anos consecutivos, mas está longe de se equiparar aos períodos de seis anos e cinco consecutivos do Brasil.

Fotos

Confira Fotos do Ranking da FIFA:

Ranking da FifaRanking da Fifa
FifaFifa
Melhores do MundoMelhores do Mundo

Pesquisar
Artigos Relacionados