Ciclismo

links patrocinados

Ciclismo

Ciclismo

O ciclismo é um esporte existente desde o final dos anos 1700, quando a bicicleta foi inventada, mas só foi oficializado em meados de 1850, na Inglaterra.

Existem diversas modalidades de ciclismo, mas de modo geral o objetivo principal do esporte é completar a prova ou chegar até determinado ponto no menor tempo possível. Podendo ser realizadas de maneira individual ou em grupos, as provas deste esporte fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição do evento, realizada na cidade de Atenas em 1896.

Modalidades

Ciclismo no Brasil

Existem mais de dez modalidades diferentes de ciclismo, sendo que as mais conhecidas são a de pista, contra o relógio, de velocidade, perseguição, down hill, cross country e BMX.

O ciclismo de pista é realizado em pistas específicas e regulamentadas, que devem ter formato oval, serem feitas de cimento ou madeira e contarem com curvas inclinadas com angulações entre trinta e cinco a quarenta e cinco graus.

O ciclismo contra o relógio também é realizado em uma pista específica e cada atleta larga individualmente, com um minuto de diferença. Ganha quem chegar primeiro à linha de chegada, sendo que são quarenta quilômetros de percurso para os homens e vinte quilômetros para as mulheres.

Ciclismo de velocidade

O ciclismo de velocidade pode ser disputado de maneira individual ou por equipes. No primeiro caso, os ciclistas dão três voltas na pista oval e são emparelhados em duplas após a tomada de tempo contada a partir dos duzentos metros finais, disputando entre eles em melhores de três. Quando disputado por equipes, o ciclismo de velocidade é realizado em uma pista oval com dois grupos de três esportistas cada, sendo que o primeiro puxa a primeira volta, o segundo a segunda e assim sucessivamente. Quem completar três voltas no menor tempo é considerada campeã.

O ciclismo de perseguição também pode ser realizado individualmente ou em grupos. Em ambos os casos, o objetivo é completar a prova no melhor tempo ou alcançar o adversário pelas costas, visto que cada ciclista ou equipe larga de direções opostas da pista.

A modalidade down hill faz parte do moutain bike (ciclismo de montanha) e é realizada em um terreno em declive, bastante irregular. Cada ciclista compete de forma individual e ganha quem completar a prova no menor tempo.

Pista de Ciclismo

O cross country também faz parte do ciclismo de montanha e é realizado em uma pista geralmente reta, podendo ser de terra ou asfalto. Da mesma forma, ganha quem atravessar primeiro a linha de chegada.

O BMX é uma das modalidades mais radicais e o objetivo dos atletas é completar as provas, disputadas em terrenos bastante acidentados, sem cair ou cometer erros.

Benefícios do ciclismo

O ciclismo é uma das atividades mais completas existentes, pois exige do atleta a movimentação de todo o corpo. Entre os principais benefícios deste esporte para a saúde destacam-se a melhora da respiração, do sono, do condicionamento físico e dos sistemas cardíaco e vascular, fortalecimento dos músculos, principalmente das pernas, emagrecimento, redução do estresse e do colesterol ruim e aumento da confiança.

Praticar o Ciclismo Ciclismo 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados