Motociclismo

links patrocinados

Motociclismo

Motociclismo

O motociclismo é toda prática que envolve competições realizadas por veículos automotores de duas rodas. As primeiras competições a que se tem registro ocorreram na França e na Grã-Bretanha entre 1907 e 1922. Após estas competições conhecidas como Copa dos Motoclubes é que os Estados Unidos passaram a apreciar o esporte e torna-lo popular e de conhecimento de diversos outros países. As primeiras motos foram inventadas em 1868, na Europa por isso a popularidade dos esportes competitivos de duas rodas por lá.

Motociclismo no Brasil

Competicoes de Motociclismo

As motocicletas começaram a circular nas terras brasileiras a partir de 1945, isto é, época em que se configurava a Segunda Guerra Mundial. Tais veículos eram trazidos para cá através do exercito ou por importações de pessoas que transitavam entre o Brasil e a Europa. O primeiro registro de Clubes de Motociclistas se deu em 1960, no qual os apaixonados por motos se uniam para trocar experiências e relatos sobre seus veículos de duas rodas, o Clube mais antigo e ainda existente é o Moto Clube de Campos pertencente à cidade de Campos de Goitacás no Rio de Janeiro.

Nesta época algumas montadoras internacionais viram no Brasil uma oportunidade de expandir seus mercados, portanto os apaixonados por motos não precisavam mais importar motocicletas porque se instalaram aqui montadoras da Itália, Alemanha e Estados Unidos. O Japão chegou aqui somente na década de 70, sendo considerado um marco para a comercialização e expansão do segmento de vendas, competições e usos corriqueiros de motocicletas em geral.

Competições no Brasil

O mundo do Motociclismo

Na Europa já era possível acompanhar competições de motocicletas desde o século XIX, porém no Brasil as estradas eram precárias e não havia a comercialização de motocicletas, que chegaram aqui somente por volta dos anos 1950. As primeiras corridas se deram em meio ao barro ou quando a terra estava seca em meio ao pó, equivalendo às verdadeiras competições de MotoCross, as motocicletas utilizadas sofriam algumas adaptações como a retirada de paralamas, faróis, etc. Entretanto as competições com motocicletas próprias e outras nem tanto que se tiveram registro aqui no Brasil foram por volta dos anos 1970.

A primeira iniciativa de se oficializar um Campeonato de MotoCross se deu a partir de um militar reformado, conhecido como Avestruz. Este militar de nome Ernesto Ricardo Buik, trabalhador na construção de estradas, em 1971 junto com Rubens Kurt Hermann deram inicio à construção de uma pista para a prática do esporte. Rubens fazia parte do Conselho Técnico de Motociclismo e o terreno utilizado para a construção da primeira pista de MotoCross se deu em Curitiba, no bairro de São Brás.

Modelos de motos

A primeira prova se deu no mesmo ano da construção da pista, e para o espanto dos organizadores participaram da prova dois pilotos paulistas. Um dos competidores paulistas era promotor de eventos da marca Yamaha, grande montadora japonesa de motocicletas, e seu nome era Denísio Casarin, o outro competidor paulista era Nobuiro Saruwatari. Suas motocicletas eram respectivamente uma Yamaha JT-1 50cc e uma Yamaha AT-1 125cc.

O vencedor da prova fora Denísio que havia ido à Curitiba apenas para divulgar uma das motocicletas da Yamaha, anteriormente ele havia competido nas 500 milhas.

Pratica do Motociclismo Campeonato mundial de Motociclismo

Pesquisar
Artigos Relacionados