Gripe – vacina e sintomas da Gripe

links patrocinados

Gripe - vacina e sintomas da Gripe

Gripe – vacina e sintomas da Gripe

Causada pelo vírus influenza, a gripe é a doença respiratória mais comum em seres humanos. Seus sintomas podem ser os mais variados, aparecendo em maior ou menor intensidade.

Contudo, há um conjunto de sintomas que podem indicar a presença da gripe, como dor de garganta, febre, dores de cabeça e musculares, tosse, mal estar, fadiga e calafrios.

Normalmente, os sintomas da gripe desaparecem completamente em até sete dias. Contudo, em alguns casos ela pode evoluir para um quadro mais grave, a pneumonia, que pode até ser fatal.

Diferenças entre gripe e resfriado

Um dos maiores equívocos do senso comum é confundir a gripe com o resfriado. Muitas vezes, as pessoas acreditam que a gripe seja uma espécie de evolução do resfriado, o que não é verdade. As duas doenças são causadas por vírus diferentes.

Gripe

A gripo, como falamos, é causada pelo influenza, enquanto o resfriado pode surgir pela ação de diversos tipos de vírus. As duas doenças têm sintomas iniciais muito parecidos. Contudo, a intensidade da gripe é muito maior.

Não existem exames que diagnostiquem se você está gripado ou resfriado. Contudo, como regra geral, o resfriado não impede que as pessoas realizem suas atividades normalmente. Neste sentido, a febre é um indicador importante: se há presença de febre alta, as chances de que seja apenas um resfriado são mínimas.

Prevenção contra a gripe

Para evitar a gripe – e outras doenças respiratórias -, os especialistas recomendam muitos cuidados com a higiene. É essencial lavar as mãos com sabão e água morna com frequência, porque sempre estamos em contato com superfícies e objetos que podem carregar o vírus.

Vacina da Gripe

Os cuidados devem ser redobrados em locais com aglomeração de pessoas, como o transporte coletivo, por exemplo. Para se prevenir, também é importante evitar o contato com pessoas que apresentem os sintomas da doença.

Vacina antigripal

A melhor forma de se prevenir contra a gripe, entretanto, é a vacinação. De acordo com informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 150 milhões de pessoas tomam a vacina antigripal todos os anos no mundo.

A vacina deve ser reforçada periodicamente, devido ao alto grau de mutação apresentado pelo vírus influenza. Em 98% dos casos, a vacina reduz os sintomas da doença e, em 75% deles, evita completamente o aparecimento da gripe.

Em alguns períodos do ano, a vacina é oferecida gratuitamente para determinados grupos de risco, como idosos e crianças.

sintomas da Gripe

Contudo, em qualquer período do ano, é possível se vacinar contra a gripe em postos de saúde. Antes de tomar a vacina, converse com seu médico sobre possíveis contraindicações.

Cuidados para quem está com gripe

Se você acabou contraindo uma gripe, serão necessários alguns cuidados até o desaparecimento da doença. Por ser uma doença altamente contagiosa, as pessoas que estão gripadas devem permanecer em casa, até que se sintam melhor. Sempre que espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca. Redobre o cuidado com a ingestão de líquidos, que auxiliarão seu corpo contra o vírus.

Prevencao contra a gripe Vacina antigrapal

Pesquisar
Artigos Relacionados