Gravidez – cuidados, alimentação, semanas e sintomas da Gravidez

Gravidez

Gravidez cuidados alimentação semanas sintomas gravidez

Identificar precocemente os sintomas de uma gravidez, já nas suas primeiras semanas, é essencial para que a futura mamãe possa procurar um diagnóstico mais preciso, como o exame de sangue, por exemplo, e consiga dar início ao pré-natal o mais rápido possível. Por isso é necessário ficar atenta as alterações do corpo, quando houver possibilidade de uma gravidez, pois o quanto antes os cuidados adequados começarem a ser tomados, mais saudável será a gestação.

Primeiros Sintomas da Gravidez

Normalmente os primeiros sintomas de uma gestação começam a surgir, mais ou menos, em três semanas após a fecundação. Mas como toda regra tem sua exceção, em alguns casos pode ocorrer de o organismo da mulher demonstrar os primeiros sinais de uma gestação cerca de cinco dias após a fecundação.

O primeiro sintoma de gravidez que toda mulher experimenta, e que normalmente é o responsável por dar o primeiro sinal de alerta, é o atraso da menstruação. Além dele, outro sintoma bastante comum de gravidez no seu início, é a vontade frequente de urinar. Esses dois sintomas, juntos, já são suficientes para a mulher começar a pensar na possibilidade de estar grávida e procurar fazer um exame para confirmar ou não suas suspeitas.

Outros sintomas iniciais de uma gravidez incluem incômodo na parte de baixo do abdômen, pequenos sangramentos vaginais, cansaço excessivo, tonturas, náuseas, vômitos, etc.

Alimentação durante a gravidez

Além desses sintomas listados acima, ainda existe um outro que é de conhecimento popular: desejos alimentares. E de fato, é um sintoma da gravidez. Gestantes podem ter desejos por comidas estranhas, ou que antes de engravidarem não gostavam. Mas nem só de desejo vive uma grávida.

Manter uma alimentação saudável durante a gestação é importante tanto para a mulher quanto para o desenvolvimento do feto. E para isso não são necessários grandes sacrifícios ou mudanças alimentares radicais, nem mesmo aumentar a ingestão de alimentos.

Ao contrário do que muita gente pensa, grávidas não precisam comer mais do que o normal. Quer dizer, precisam ingerir cerca de 200 calorias a mais do que o de costume nos últimos três meses de gestação. O que não é muita coisa, uma vez que essa quantidade de calorias pode ser obtida consumindo uma maçã a mais por dia.

O importante mesmo para a futura mamãe é se alimentar bem, não pular refeições e não cometer exageros. Alguns alimentos também devem ser evitados, como peixes crus, carne mal passada e consumo excessivo de cafeína. E, claro, não se deve ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez.

Cuidados durante a gravidez

O cuidado mais importante que uma gestante deve tomar nas primeiras semanas de sua gravidez é procurar um obstetra. O médico irá orientá-la adequadamente sobre o que se pode e o que não se deve fazer, de acordo com as necessidades individuais da mulher. Por exemplo, uma mulher que sofre de hipertensão requer cuidados diferentes de uma mulher saudável. E isso só quem pode dizer mesmo é o médico que acompanhará o período gestacional.

Mas alguns cuidados essenciais devem ser tomados por todas as grávidas, independentemente de sua condição de saúde. Evitar exercícios físicos de alto impacto, garantir uma alimentação capaz de suprir todas as carências de ácido fólico e evitar o consumo inadvertido de medicamentos, por exemplo, são cuidados básicos que irão proporcionar uma gravidez mais saudável e segura.

Outras dúvidas sobre gravidez

É normal que a mulher durante a gestação tenha um monte de dúvidas e queira se precaver de todos os cuidados necessários para garantir a saúde de seu futuro bebê. Para isso, vale ressaltar mais uma vez, é importante manter contato constante com o médico que irá acompanhar o período de gestação. Só ele é capaz de orientar a mulher em cada caso e em cada período da gravidez.
Um pré-natal bem feito é o cuidado mais eficiente que qualquer grávida pode tomar para manter uma gestação saudável e tirar todas as suas dúvidas.

GD Star Rating
loading...
Gravidez - cuidados, alimentação, semanas e sintomas da Gravidez, Nota: 4.8 de 5 com 36 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados