Gravidez – cuidados, alimentação, semanas e sintomas da Gravidez

Gravidez

Sobre a Gravidez

Como todos nós sabemos, a gravidez ocorre quando um óvulo feminino é fecundado por um espermatozóide masculino dentro do organismo da mulher.

Semanas de Gravidez

Após essa fecundação, desenvolve-se um embrião que, depois das cerca de 35 semanas após a última menstruação da mulher, gerará um ser humano (bebê).

Cuidados na Gravidez

Esse período de gestação deve ser acompanhado por um médico especializado para que nenhuma complicação ocorra. O médico responsável por este acompanhamento é o ginecologista/obstetra.

Para melhor acompanhar a gravidez da mulher, o médico divide os nove longos meses em três trimestres:

O primeiro trimestre de gravidez é instável, pois o pequeno embrião começa a se desenvolver e a estrutura endócrina da mulher impede a menstruação até a segunda semana. Se a mulher menstruar neste período, o feto não se desenvolveu bem até então e pode ocorrer o aborto espontâneo.

A mulher grávida precisa seguir as recomendações médicas e ingerir alguns polivitamínicos e se alimentar saudavelmente. A mulher não pode realizar atividades físicas muito desgastantes e não exagerar na atividade sexual.

Sintomas Gravidez

Nesta fase da gravidez a gestante pode sentir algum desses sintomas: mal-estar, irritação, náuseas, vômitos, enjôos, sonolência, cólicas entre outros.

No segundo trimestre de gravidez, o corpo da mulher já denuncia a gravidez: as mamas já estão prontas para produzir leite e a barriga começa a crescer. É uma fase bem mais estável que a primeira.

Neste período a gestante pode apresentar acne (oleosidade da pele), varizes (acumulo de sangue na perna), câimbras (pressão provocada pelo útero) e mictúria (pressão na bexiga).

Nesta fase da gravidez a placenta pode se deslocar, e isso é perceptível através de um sangramento ralo e bem aparente como se fosse uma menstruação.

No último trimestre de gravidez o acompanhamento médico deve ser constante, pois ele pode detectar algumas complicações, como a pré-eclâmpsia (retenção de líquidos), que pode prejudicar a gravidez. A barriga já está em um tamanho considerável e isso pode prejudicar a locomoção da mulher, provocar insônias e falta de ar. O útero já se prepara para o parto.

Alimentação na Gravidez

Sobre alimentação na gravidez, aquela história de que mulher grávida deve ‘comer por duas pessoas’ é um mito. A fome realmente aumenta, mas devem-se tomar cuidados redobrados. A gestante deve ingerir menos sal e gordura e deixar as frituras, massas e refrigerantes de lado para que o seu bebê possa se desenvolver muito bem.

GD Star Rating
loading...
Gravidez - cuidados, alimentação, semanas e sintomas da Gravidez, Nota: 4.7 de 5 com 34 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


14 comentários em "Gravidez – cuidados, alimentação, semanas e sintomas da Gravidez"

  1. camila 08/04/2009 às 20:33

    minha ultima menstruaçao veio no dia 4 d janeiro,fiz dois testes de gravidez no mes de fevereiro e deu negativo,nao sinto nenhum sintoma de gravidez,no mes passado senti uma colica em baixo da barriga que durou 3 dias.sera q estou gravida?

  2. cecilia 07/01/2009 às 15:23

    Oiie ,estou com uma duvida.
    tive relação um dia antes de menstruar.
    no dia 22de novembro de 2008
    e agora sempre que vem pra mim atrasa
    e estou com uns sintomas de gravidez .
    é possivel eu estar gravida?

  3. rosana p ceo 05/01/2009 às 21:02

    estou no 4 mes de gestaçao e sinto uma dor em volta do umbigo e normal e minha 2 gravidez nao senti isso antes por isso estou preocupada.agradeço a atençao.

  4. ANDRESSA 10/12/2008 às 18:07

    OLA BOA TARDE ! EU GOSTARIA DE SABER QUAIS OS CUIDADOS QUE A MULHER DEVE TER NA PRIMEIRA SEMANA DE GESTAÇÃO? TEM ALGUM PROBLEMA FAZER MUSCULAÇÃO NA ACADEMIA? FAZER ALGUM ESFORÇO NESSE PERIODO COLACA EM RISCO A VIDA DO BEBÊ? OBRIGADA PELA ATENÇÃO E POR FAVOR SE PUDER RESPONDER RAPIDO FICAREI MAIS AGRADECIDA A AINDA. OBRIGADA MESMO!

  5. Gisele Silva 07/12/2008 às 11:26

    Gostei mas acho que faltou mais informaçoes pois nos mulheres que tentampos engravidar temos muitas perguntas e curiosidades.

  6. catia 04/12/2008 às 13:16

    Estou com 45 dias de atraso, e confirmei a gravidez, mas estou com colicas isso é normal?

  7. stephanie 23/11/2008 às 12:50

    ola tudo bem?sou a stephanie e gostaria de seber q a minha ultima mestruaçao,foi no dia 28/05/2008 quantos mes q eu estou?obrigada.

  8. janelli ingracia da costa 24/10/2008 às 19:14

    estou atrasada 24 dias posso estar gravida

  9. janelli ingracia da costa 24/10/2008 às 19:13

    minha menstruaçao esta atrasada 24 dias posso estar gravida meus seios estao doloridos tive mal estar e tenho dor no pé da barriga fiz 2 exames e deram negativo

  10. Marcela 17/10/2008 às 13:24

    minha gravidez já está no 3o mês, e o prenatal pra mim tá sendo otimo, vai dah tudo certo na minha gravidez

  11. Alana 17/10/2008 às 13:23

    estou fazendo tratamento de gravidez para engravidar…. e estou lendo muito sobre a gravidez, quero que tudo fique bem para ter uma gravidez bem tranquila, gostei do texto obrigada

  12. Fabiana Cassiano Sankauskas 12/08/2008 às 17:20

    Ola sou fabiana, estou tentando engravidar, pois sera minha 2 gravidez, parei com o anticonsepcional, gostaria de saber qual é o periodo fertil, que possso ter mais chance de engravidar.

  13. H.A.G. 03/08/2008 às 00:29

    a minha menstruação terminou um dia no outro dia no outro tive relação com meu parceiro, isso ocorreu no mês de junho de 2008. A minha atrasou quarenta e cinco e pode estar gravida?

  14. PRISCILA RODRIGUES 23/06/2008 às 22:20

    gostei muito da materia, pois me exclareceu muito a respeito de certos assuntos.