Gengiva Inflamada

Gengiva Inflamada

Gengivite é a inflamação da gengiva, e o estágio inicial de uma doença que pode ter sérios desdobramentos. Se não for tratada, a gengiva inflamada pode resultar em problemas dentários e na mandíbula.

A gengivite é causada por bactérias que se instalam na região próxima dos dentes. Estas bactérias formam a placa, uma película de sujeira que produz toxinas responsáveis pela inflamação da gengiva.

Sintomas de Gengiva Inflamada

Os sintomas de gengivite são gengiva vermelha, inchada e que podem sangrar durante a escovação dos dentes. Mau hálito e gosto ruim na boca também podem ser sintomas de inflamação na região em torno dos dentes.

Gengiva Inflamada – Prevenção

A principal forma de prevenção à gengivite é manter uma boa higiene bucal. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, e de forma correta, usar corretamente o fio dental, e ir periodicamente ao dentista são formas de se evitar a doença.
Se a placa endurece se transforma em tártaro, um problema ainda mais sério, e que só pode ser tratado através do dentista. Com o aumento da idade, a probabilidade de problemas na gengiva aumenta consideravelmente.

Outra Doença na Gengiva

Outra doença que ocorre na gengiva é a Periodontite. A palavra Periodontite provém do grego que significa ”ao redor do dente”. Muitas vezes esta doença pode apresentar ser indolor, ou seja, sem a presença de dor.

Aonde que a Periodontite ataca

Assim como a Gengivite, a Periodontite ataca os tecidos em torno dos dentes. A grande diferença está no fato que a Periodontite também ataca ossos e ligamentos dos dentes, diferentemente da Gengivite, que somente atava os tecidos da gengiva.

Causador da Periodontite

Em ambos os casos, tanto na Gengivite quanto na periodontite são formados por processos inflamatórios causados por bactérias. No caso da Periodontite, por atacar o osso e ligamentos dos dentes, pode ocasionar a perda do dente do doente. Já no caso da Gengivite, não acarreta perca do dente.

Diferença entre as duas doenças

De acordo com especialistas e cientistas, dos 300 germes possíveis encontrados na boca humana, 6 deles podem causar doenças gengivais. Em ambos os casos, tanto na Gengivite quanto na Periodontite pode ocorrer sangramentos. Entretanto no segundo caso o sangramento é muito maior, ou seja, ocorre com mais freqüência. O tratamento consiste no controle da infecção e posteriormente na remoção da placa bacteriana.

GD Star Rating
loading...
Gengiva Inflamada, Nota: 5.0 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados