Gastrite – Tipos, Tratamento e Sintomas da Gastrite

Gastrite - tipos, tratamento e sintomas da Gastrite

Gastrite – Tipos, Tratamento e Sintomas da Gastrite

A gastrite é um mal que atinge a maioria das pessoas nos dias atuais o corre-corre do dia a dia acompanhando do estresse e da má alimentação são algumas das causas que fazem a doença aparecer e merece atenção especial. O que a principio pode ser notado apenas como um incomodo estomacal, uma má digestão que com um efervescente simples logo passa, quando recorrente, pode ser algo mais grave e deve ter acompanhamento médico.

Ela ocorre por causa de uma inflamação ou inchaço das paredes que revestem o estômago. Como se essas paredes estivessem machucadas, dessa forma permanece sensível quanto o paciente ingere determinados alimentos. Ou passa muito tempo sem comer nada.

Sintomas da Gastrite

Existem vários sintomas que podem indicar que uma pessoa está com gastrite, tais como: náuseas, vômitos, azia, má digestão, falta de apetite, dor na parte superior do abdômen, diarreia e em casos mais graves sangramentos digestivos.

Tipos de Gastrite

Tipos de Gastrite

Existem três tipos de gastrite clinicamente identificados: Aguda, Crônica e Crônica atrófica.

Aguda: A forma mais simples e fácil de tratar, geralmente, o estresse físico e mental tendem a causar e refletir em um gastrite aguda ou “tipo leve” como alguns médico costumam chamar. Suas causas também podem se dar por fatores como a ingestão de alimentos contaminados por germes ou bactérias, por medicamentos – muitos medicamentos que servem para combater outros males acabam agredindo as paredes estomacais e também a má alimentação – pessoas que passam muitas horas sem comer ou que se alimentam diariamente com fast food são predispostas a terem esse tipo de gastrite – podem ser fatores decisivos para o surgimento da gastrite tipo aguda.

Tratamento para Gastrite

Crônica: O tipo mais agressivo de gastrite, leva meses e até anos para ser curada e merece toda uma atenção especial. A bactéria Helicobacter pylori é o principal agente causador da gastrite crônica. Essa bactéria vive e se alimenta em locais ácidos, ou seja, o estômago é um verdadeiro paraíso para ela. Outro fator que leva a esse tipo é o refluxo estomacal causado pela bile, produzido pelo fígado, esse refluxo ácido e recorrente promovem a gastrite crônica.

Crônica atrófica: Um tipo mais raro de gastrite surge em geral em pessoas mais velhas ou em que já fez algum procedimento cirúrgico estomacal. Os próprios anticorpos da pessoa provocam a gastrite atrófica.

Diagnóstico

Gastrite Cronica

A primeira medida ao notar um dos sintomas é procurar um médico especialista, gastroendocrinologista, que para confirmar o diagnóstico e saber qual tipo de gastrite o paciente tem irá solicitar um exame clínico chamado endoscopia.

A endoscopia nada mais é do que um procedimento onde o paciente, sedado, tem um micro câmera inserida em seu estômago, via oral através de uma mangueira, para que possa ser feito imagem das paredes do estômago. Em alguns casos, também é solicitado uma biópsia, nesse caso um pequeno pedaço da mucosa estomacal e retirado para análise.

Tratamento

Independente de qual tipo de gastrite o paciente é diagnosticado o tratamento é à base de dieta funcional e saudável e também com medicamentos específicos. Aconselha-se também tanto durante o tratamento como após que pessoas já diagnosticadas com gastrite evitem o consumo de álcool, gordura e bebidas com gás. Dessa forma prolongam o tratamento e o ressurgimento da doente, já que as mesmas, serão predispostas a terem a doença novamente ou em casos de tratamentos não concluídos, de intensificarem o caso e agravarem o diagnóstico.

Gastrite Aguda Remedios para Gastrite

GD Star Rating
loading...
Gastrite - Tipos, Tratamento e Sintomas da Gastrite, Nota: 4.3 de 5 com 23 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados