Frutas e Verduras

Frutas e Verduras

Frutas e Verduras

Definição de fruta

Consideradas como uma das melhores formas de absorção de nutrientes, as frutas são as partes polposas que rodeiam as sementes das plantas. Nutricionistas recomendam a ingestão de três porções diárias de frutas, de preferência entre as refeições. Além de nutrientes, as frutas contam com muita água, o que garante a hidratação, vitaminas das mais diversas e fibras, que ajudam a regular o intestino e melhorar diversos aspectos do organismo.

Existem diversos tipos de frutas, sendo que algumas só podem ser encontradas em determinada região ou época do ano. Dentre as famílias de frutas destacam-se a rosaceae e entre os tipos de frutas pode-se citar as tropicais, herbáceas anuais, subtropicais ou do mediterrâneo e as bagas.

Beneficios das Frutas e Verduras

Fazem parte da família rosaceae a maçã, amelanchier, morango, aronia, marmelo, nêspera, pêra e sorveira.
Entre as frutas tropicais estão algumas das mais populares em nosso país, como abacate, banana, cacau, cajá, carambola, castanha-do-Pará, coco, damasco, goiaba, graviola, fruta-do-conde, guaraná, jabuticaba, jaca, acerola, açaí, mamão, manga, maracujá, pitanga e tamarindo, e também outras pouco consumidas ou conhecidas por aqui, como umbu, xixá, sapucaia, pindaíba, olho-de-boi, marolo, murici, mangostão, lobeira, jambo e catolé.

Dentre as frutas subtropicais ou do mediterrâneo estão o figo, romã, tâmara, uva, laranja, limão, tangerina, toranja, lichia e macadâmia.

Frutas e Verduras no dia a dia

Dentre as principais bagas estão as amoras, framboesas, mirtilo e groselha e entre as herbáceas anuais destacam-se o melão e a melancia.

Definição de verdura

Tanto as verduras quanto os legumes são as partes das plantas destinadas ao consumo humano. Quando a parte comestível é uma folha, flor, botão ou haste, dá-se o nome de verdura, enquanto que quando a parte consumida é aquela que fica abaixo da terra a terminologia usada é legume.

Como exemplos de verduras podemos citar a alface, agrião, acelga, almeirão, escarola, salsão, salsa, espinafre, radichio, couve, chicória e rúcula (folhas), o brócolis, a couve-flor e a alcachofra (flores) e o aspargo (haste).

Importância da ingestão de frutas e verduras

Vantagens das Frutas e Verduras

Apesar de nosso país ser rico em frutas, verduras e legumes, os brasileiros não têm o costume de ingerir estes alimentos todos os dias ou na quantidade mínima recomendada. Quando vamos a um restaurante por quilo, é muito comum nos depararmos com pessoas que simplesmente pulam a sessão das saladas e vão direto para os carboidratos e proteínas. Da mesma forma, não é comum que crianças levem em suas lancheiras frutas para comer no intervalo, e sim alimentos industrializados, como salgadinhos e doces.

Ingerir frutas e verduras diariamente é de extrema importância, pois além de nos oferecerem nutrientes, vitaminas, água e fibras, estes alimentos contribuem para a manutenção de nossa saúde ao prevenirem as doenças cardíacas, respiratórias e crônicas, como câncer e hipertensão. Além disso, frutas e verduras possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem nosso corpo de lesões e doenças autoimunes como artrite reumatoide e também previnem o envelhecimento precoce, melhoram o aspecto da pele e dos cabelos e ainda contribuem para um colesterol ruim baixo.

Para garantir todos estes benefícios, é importante ainda incluir no prato uma grande variedade de verduras, garantindo a absorção de diferentes nutrientes.

Saude nas Verduras Preco das Verduras

GD Star Rating
loading...
Frutas e Verduras, Nota: 4.6 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados