Fisioterapia

links patrocinados

Fisioterapia

Fisioterapia

Quando uma pessoa sofre um acidente ou uma lesão, seu organismo acaba tendo algumas complicações quanto à movimentação ou mesmo nos resultados dos estímulos. Estas falhas devem ser trabalhadas a partir de técnicas que envolvam exercícios leves, natação, porque dentro da água o corpo se exercita, mas o impacto é menor, sendo absorvido pela água e a realização de alguns movimentos unidos a massagens, para que o corpo se adapte novamente aos movimentos de costume.

Estas técnicas que envolvem muita disciplina e condicionamento são chamadas de fisioterapia, e tem como objetivo principal, fazer com que o indivíduo volte a ter uma vida normal a partir de exercícios, massagens e treinamentos específicos. Dependendo da lesão, o tempo da fisioterapia pode ser extenso, sobretudo quando o lesionado já possui alguma outra restrição quanto aos exercícios e massagens necessárias, é preciso que sejam realizados procedimentos diferentes aos habituais.

Como fazer Fisioterapia

Tanto em lesões, como em acidentes as partes mais danificadas costumam ser braços, pernas e coluna e os exercícios então são abordados de uma maneira que o paciente possa voltar a andar e se locomover normalmente, já quando ocorre uma cirurgia ou o nascimento de um bebê as fisioterapias são mais voltadas à respiração. Mesmo quando a pessoa adquire mais idade, algumas funções ficam comprometidas, então mais uma vez o fisioterapeuta através de massagens, exercícios moderados e acompanhamento médico é possível fazer com que estes idosos voltem a ter qualidade de vida.

Tipos de Fisioterapia

Faculdade de Fisioterapia

As fisioterapias atingem inúmeras áreas e os métodos de auxiliar os pacientes estão cada vez mais sendo modernizados, através de estudos e pesquisas. O fisioterapeuta passa a interagir muito mais a partir das novas técnicas, podendo abranger um numero maior de pacientes e tornar eficazes as técnicas que já existem, aperfeiçoando-as. Seja na respiração, locomoção ou mesmo na água os profissionais de fisioterapia têm se tornado importantíssimos na vida de pessoas que passam por traumas, cirurgias e lesões.

Dentre os principais tipos de tratamentos fisioterápicos, podemos citar:

Cinesioterapia que consiste em alongar e trabalhar os músculos do paciente lesionado;

Crioterapia tem por objetivo se utilizar de compressas, imersões, varreduras para que se sejam diminuídos os edemas e inflamações neuromusculares;

Eletroterapia tem como objetivo estimular músculos através de choques e induções elétricas;

Fisioterapia 2013

Fototerapia auxilia com a utilização de luzes (laser, infravermelho) a regeneração de lesões na pele;

Hidroterapia se utiliza da água e age através do relaxamento para cura da mobilidade dos membros inferiores ou superiores;

Massoterapia é a utilização de massagem e drenagem linfática para relaxamento ou drenagem de líquidos no organismo;

Mecanoterapia se utiliza de ultra-som para colocação de medicação, quando a lesão é interna;

Respiratória como o nome já diz, age na respiração e tem por objetivo auxiliar pacientes saídos do pós-operatório que estavam respirando por aparelhos, a fim de auxiliá-los com a ajuda de vibração manual, tosse assistida e etc, faze com que voltar a respirar naturalmente;

Terapia Manual se utilizam de bolsas de água quente a fim de relaxar os músculos;

Lembrando que qualquer destas atividades pode somente ser realizada por profissionais capacitados e a escolha delas se dá através de um médico especialista, que a partir dos sintomas do paciente irá encaminhá-lo a qualquer procedimento de cunho fisioterápico. O uso de medicamentos, assim como o uso destas técnicas por pessoas leigas pode prejudicar ainda mais o lesionado, inclusive tornando ainda mais difícil o processo de cura do mesmo.

Sessao de Fisioterapia Objetivo da Fisioterapia

Pesquisar
Artigos Relacionados