Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da Endometriose

links patrocinados

Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da endometriose

A endometriose é uma doença que atinge mulheres em idade reprodutiva. Esse transtorno ginecológico apesar de comum, causa intensas dores menstruais, aumenta as chances de acontecerem sangramentos irregulares e ainda aumenta a chance de infertilidade.

Confira mais

Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da endometriose Conheça os Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da endometriose

Conheça agora alguns dos fatores que podem favorecer o aparecimento da doença. Se você mulher, planeja ter filhos no futuro, vale a dica também de sempre fazer acompanhamento com um ginecologista para impedir o avanço da doença.

Confira os Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da endometriose

Fatores de risco para mulheres e que contribuem para o aparecimento da endometriose – Histórico familiar e quantidade de menstruações

Especialistas ainda não conseguem precisar o que exatamente causa a endometriose, mas vale ressaltar que o histórico familiar é um fator muito importante e que merece atenção. Isso significa que pessoas que tenham outras mulheres no histórico familiar com a doença tendem a desenvolver a forma mais grave da doença, aquela em que a endometriose aparece de forma silenciosa, sem causar dores.
Mulheres que tenham o ciclo menstrual desregulado, mais curtos, início precoce da menstruação e um fluxo intenso apresentam maiores riscos de desenvolverem a endometriose.

Endometriose

Quais são os fatores que contribuem para o aparecimento da endometriose – Tabagismo, Sedentarismo e Estresse

Existe uma teoria que diz que uma das causas da endometriose pode estar diretamente ligada ao sistema imunológico. Por isso, o tabagismo pode contribuir para o aparecimento da doença. Além disso, vale a pena ressaltar que o hábito de fumar diminui aumenta três vezes as chances de infertilidade. Isso acontece porque a nicótica presente na composição do cigarro, acaba alterando o funcionamento dos ovários, diminui a regularidade das ovulações e ainda afeta a qualidade dos óvulos.

O sedentarismo também pode ser considerado um fator de risco para mulheres desenvolverem a endometriose. Por isso, o ideal é fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana, hábito que irá ajudar na melhora da imunidade.

O estresse, assim como o tabagismo, causa alterações no nosso sistema imunológico. Assim, o estresse acaba contribuindo diretamente para o aparecimento da endometriose.

Fatores de risco que contribuem para o aparecimento da endometriose - saiba mais

Mais informações que podem ser um fator de risco para o aparecimento da endometriose

Segundo os ginecologistas, o tratamento para endometriose pode ser feito através do uso de anticoncepcionais. Além disso, o uso contínuo de anticoncepcionais pode diminuir o risco de ocorrência da doença, porque eles tendem a diminuir o fluxo menstrual. Vale ressaltar, que este tipo de tratamento também é uma boa opção para mulheres que já têm endometriose.

A idade também pode ser considerado um fator de risco da doença, já que ela raramente aparece antes da menarca, também conhecida como primeira menstruação. Assim, a endometriose pode aparecer logo após a primeira menstruação e ir até a última. Geralmente, o diagnóstico da doença ocorre entre os 25 e os 35 anos.

Por isso, se você sentir fortes dores durante ou após a relação sexual, cólicas que não acabam mesmo com a ingestão de medicamentos, procure um ginecologista.

Pesquisar
Artigos Relacionados