Farinha de Banana

links patrocinados

Farinha de Banana

Farinha de Banana

Médicos e nutricionistas afirmam cada vez mais que uma dieta balanceada e diversificada é a chave para ter mais qualidade de vida e afastar doenças de todo tipo. Alguns alimentos já são famosos como receita certa para ter mais saúde, mas existem alguns menos célebres e com muito potencial, e um deles é a farinha de banana – nutritiva e cheia de outros benefícios, inclusive para quem quer perder peso.

Propriedades nutricionais da farinha de banana

A farinha de banana verde está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de alimentos, especialmente nas lojas de produtos orgânicos e naturais. Além dos nutrientes já conhecidos, como potássio, que aavita cãibras musculares, a vitaminas A que faz bem aos olhos e à visão, B e D, alimento é rico em amidos resistentes, que são digeridos mais devagar, no intestino e não no estômago. Isso torna a farinha uma boa aliada na prevenção do diabetes ou para quem já tem a doença, pois a digestão gradual dos amidos resistentes mantém regulares os níveis de açúcar no sangue.

Esses amidos resistentes também trazem outros benefícios para o sistema digestivo – seu funcionamento é semelhante ao das fibras aliimentares encontradas nas folhas e vegetais, e ainda ajuda a manter a mucosa e a flora intestinal saudáveis.

Aliada contra a balança e a TPM

Como fazer Farinha de banana

Para quem quer emagrecer, a farinha de banana verde também é uma boa opção. Por ser digerido mais lentamente, o alimento dá sensação de saciedade por mais tempo, o que diminui o apetite, o tamanho das refeições, e evita os lanches fora de hora. Além de ajudar na perda de peso, a farinha também contribui para reduzir a produção de colesterol no fígado, o que também diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Para as mulheres, a farinha de banana verde tem um atrativo em especial – o alimento é rico em vitamina B6 e triptofano, que compõe o neurotransmissor serotonina, que dá a sensação de bem-estar e diminui as alterações de humor durante o período pré-menstrual. As bibras do alimento também ajudam a dominuir o inchaço abdominal comum nessa fase.

Vai bem com tudo

Farinha de banana verde

A banana verde não é indicada para ser consumida ao natural, mas é ideal para ser transformada em farinha. O produto pronto pode ser consumido como acompanhamento em todas as refeições do dia. A farinha de banana verde pode ser misturada às frutas, sucos, iogurtes, sopas, e até mesmo substituir a farinha de trigo em algumas receitas como bolos e pães. Trocando 1/3 da farinha branca comum pela de banana, as receitas ficam mais saudáveis e sem alteração na aparência ou no sabor.

Farinha de banana feita em casa

Farinha da banana

Não é difícil encontrar a farinha de banana à venda, especialmente em lojas especializadas em alimentos naturais, mas é possível fazer as suas prórpias porções com essa receita simples:

Ferva uma dúzia de bananas verdes por cerca de dois minutos. Em seguida, corte-as em tiras ou rodelas, e leve ao forno até que as bananas fiquem secas e quebradiças. Depois, coloque-as no liquidificador ou processador de alimentos até que fiquem em pó. E por fim, passe a farinha por uma peneira fina. A farinha pode ser consumida em até 20 dias se guardada em local adequado.

Valores nutricionais da Farinha de banana Banana

Pesquisar
Artigos Relacionados