Falta de apetite

links patrocinados

Falta de Apetite

O que é falta de apetite?

A falta de apetite nada mais é do que quando a pessoa tem a sua vontade de comer totalmente reduzida. Em vez de sentir fome normalmente, a pessoa tem a vontade de se alimentar muito menor. Além disso, em alguns casos, ela também pode ser caracterizada como anorexia.

A falta de apetite é capaz de nos causar perda de peso de maneira inesperada, o que também pode levar o indivíduo à desnutrição, caracterizada pela falta de nutrientes na dieta as pessoa. Quando não tratada, a falta de apetite pode ser perigosa e bem séria, principalmente quando os sintomas se manifestam em pessoas mais velhas.

As causas da falta de apetite

As causas da falta de apetite são as mais variadas possíveis e podem envolver condições tanto físicas, como também emocionais.

Entre as causas mais populares para a falta de apetite, podemos destacar as infecções de caráter tanto bacterianas quanto virais, assim como o uso de drogas ou de alimentos ilegais, o início do período de gravidez e doenças psiquiátricas como é o caso de bulimia ou anorexia nervosa.

Além disso, algumas causas também podem ser psicológicas: sintomas como ansiedade, estresse, nervosismo, depressão ou tristeza também podem ocasionar a falta de apetite.

Algumas doenças podem ser a causa da falta de apetite, como é o caso da insuficiência cardíaca, demência, hepatite, problemas de tireoide, HIV, problemas no fígado ou no rim e também alguns tipos de câncer.

Tratamentos para a falta de apetite

Por mais que, muitas vezes, a falta de apetite passe despercebida, a verdade é que o indivíduo deve atentar o quanto antes, caso esse apetite reduzido comece a implicar na perda de peso sem qualquer razão aparente. Quando a perda de peso é de cerca de 10%, o problema já pode ser grave. Porém, casos de 20% ou mais podem estar diretamente ligados com problemas de desnutrição, por exemplo.

Além disso, o tratamento também é necessário quando o indivíduo acredita que a falta de apetite esteja relacionada com o uso de álcool, problemas de desordem alimentar (como é o caso de anorexia nervosa) ou, por fim, problemas psiquiátricos como a depressão.

O tratamento só é realizado assim que a causa da falta de apetite é diagnosticada, já que o tratamento depende disso. Em casos de infecções bacterianas ou virais, o apetite volta ao normal assim que a infecção é tratada. Caso seja a falta de apetite causada por problemas crônicos, como é o caso de um câncer, a dificuldade em recuperar o peso perdido pode ser grande. Nesse caso, o melhor é apostar em uma alimentação focada nos pratos mais saborosos, além de boas companhias na hora de comer.

Além disso, a prática de atividades físicas também é capaz de aumentar o apetite do indivíduo, e o exercício adequado varia conforme a causa dessa falta de apetite.

Possíveis complicações

Muitas são as possíveis complicações por conta da falta de apetite. Além da desnutrição, o apetite reduzido também pode causar irritabilidade constante, fadiga extrema, batimentos cardíacos mais rápidos, insuficiência renal, febre e diversas alterações hormonais.

Assim que a falta de apetite é tratada, caso diagnosticada rapidamente e dependendo da causa, é possível que ela não cause qualquer tipo de problema posterior na saúde do paciente. Por conta disso, assim que sentir alguma alteração no apetite, faça uma visita ao seu médico.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Falta de apetite, Nota: 4.5 de 5 com 28 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados