Falta de apetite

Falta de Apetite

A falta de apetite é um problema que atinge diversas pessoas, e pode ter inúmeras origens. Entretanto, segundo especialistas, este problema na alimentação tem basicamente duas origens.

Origens da Falta de apetite

A primeira delas é fisiológica, propriamente dita. Uma doença pode levar à falta de apetite. Uma doença geralmente acompanha este distúrbio como sintoma. Por exemplo, um indivíduo com anemia tende a ter como principal sintoma a falta de apetite.

Outro motivo para a falta de apetite é de caráter emocional. Neste caso a falta de vontade se alimentar tem origem psicológica e pode ser desencadeada por uma série de fatores.

Na maioria dos casos a falta de apetite atinge crianças e jovens. Quando ocorre com crianças, a maioria das situações de falta de apetite é de caráter emocional.

De acordo com especialistas, a falta de vontade de se alimentar em crianças está diretamente relacionada aos pais. Há casos em que a criança, percebendo a importância da alimentação, se nega a comer, em uma tentativa de chamar a atenção. A recomendação é para que, qualquer que seja a origem da falta de apetite, seja procurado um médico especialista.

Anemia

A Anemia é uma doença que causa a diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue. Por sua vez, hemoglobina responde por um tipo de proteína que contém ferro, sendo que está presente nos glóbulos vermelhos. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio através do sistema circulatório.

Entre os principais sintomas da Anemia está a falta de apetite. O doente geralmente fica com uma fraqueza, cansaço físico, moleza ou indisposição fora do normal, sendo que não tem nenhuma vontade de se alimentar.

Outros sintomas que a anemia causa

Entre outros sintomas estão vertigens, tonturas, sonolência, memória fraca, palpitações, taquicardia, claudicação ou dores nas pernas, inchaço também nas pernas, dispnéia ou falta de ar. A principal forma de diagnosticar a doença anemia é o hemograma.

Principal exame laboratorial para diagnosticar a Anemia

Através do hemograma será possível a avaliação correta da série vermelha, que contém os parâmetros de número total de hemácias, hematócrito, hemoglobina, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média e índice de anisocitose. Os números que beiram a normalidade variam de acordo com a idade do paciente e o sexo. Outro parâmetro utilizado para o diagnóstico etiológico é a análise morfológica das hemácias, que significa o esfregaço de sangue periférico.

GD Star Rating
loading...
Falta de apetite, Nota: 4.5 de 5 com 25 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados