Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia

links patrocinados

Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia

Uma boa maneira de garantir um coração saudável é movimentar o corpo. Isso porque quando começamos a praticar atividades e exercícios de forma regular, o nosso coração acaba trabalhando sem ter que fazer muito esforço e com mais eficiência, fazendo dessa forma com que o sangue flua melhor e ainda as artérias ficam mais saudáveis e flexíveis. Esse pequeno cuidado eleva a frequência cardíaca e previne contra o aparecimento de doenças cardiovasculares, como colesterol alto, infarto, hipertensão e derrame.

Confira mais

Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia Conheça os Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia

Em geral, uma pessoa sedentária tem de 80 até 100 batimentos cardíacos por minuto. Em contrapartida, uma pessoa que pratica atividades regularmente tem entre 60 e 70 batimentos por minuto. Isso pode até parecer pouco, mas essa melhoria na eficiência dos batimentos é capaz de diminuir em até 40% o risco de complicações cardiovasculares.
Confira aqui alguns dos exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia e porque elas fazem tão bem para a saúde.

Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração

Tempo e frequência

Mesmo que você pratique atividades físicas em pequenas quantidades, elas já são capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas. Por isso, não se preocupe, você não precisará passar duas horas diárias na academia para que o seu coração seja protegido.

O mais importante é que as atividades sejam feitas com regularidade, isso porque os benefícios só são colhidos a médio e longo prazo. Pode-se dizer que após duas semanas de treino já é possível sentir alguns dos efeitos benéficos da corrida no seu condicionamento físico.

Uma boa dica de exercício que ajuda a manter a saúde do coração em dia é a corrida, que proporciona um ótimo condicionamento físico, afastando assim o risco de doenças cardíacas, como colesterol alto e hipertensão.

Em suma, depois de praticar um tempo de corrida, o organismo humano passa a economizar energia para realizar algumas simples tarefas e essa economia impede que ele sobrecarregue, facilitando assim o controle do colesterol, da pressão e inclusive do peso.

Saúde do Coração

Caminhada

Outra dica de exercício que ajuda a manter a saúde do coração sempre em dia é a caminhada. Isso porque as passadas ajudam na redução da pressão arterial logo na primeira hora da atividade e essa queda se mantém nas 24 horas seguintes. Além disso, a caminhada trabalha mais as válvulas do coração, melhorando a oxigenação do corpo e a circulação. A caminhada também ajuda na regulação dos níveis de colesterol no corpo, impedindo que as artérias entupam ou que parem de transportar sangue pelo corpo.
Outra boa dica de exercício que ajuda a proteger a saúde do coração é a natação. Esta atividade melhora o processo cardiorrespiratório e ainda tem baixo impacto nas articulações.

Exercícios que ajudam a manter a saúde do coração sempre em dia - saiba mais

Variando os exercícios e o treino

Outra boa dica para proteger a saúde do coração é variar os exercícios, ou seja, variar a modalidade, já que esse cuidado e hábito traz mais benefícios do que a manutenção da mesma atividade aeróbia.

Pesquisar
Artigos Relacionados