Exames que toda mulher deve fazer

links patrocinados

Exames que toda mulher deve fazer

Se você é mulher, deve saber que os cuidados e exames preventivos são as melhores formas para manter a saúde sempre em dia. Por isso, deve-se visitar pelo menos uma vez ao ano uma ginecologista, principalmente depois da primeira menstruação. Vale ressaltar, que além da consulta periódica, toda mulher deve adotar hábitos saudáveis e manter os exames sempre em dia, para assim proteger a saúde.

Exames que toda mulher deve fazer – Todas as idades

Exames que toda mulher deve fazer Conheça os Exames que toda mulher deve fazer

Alguns exames preventivos e de rotina devem ser feitos durante toda a vida de uma mulher, como o exame de colesterol total, creatina, glicemia, triglicerídeos, hemograma, avaliação da função hepática (TGP e TGO) e exame de urina. Isso porque com o início da puberdade, o sistema reprodutor feminina sofre algumas complicações, por isso mesmo a importância de um exame médico periódico. Outro hábito preventivo também deve ser adotado em todas as idades, como controle do peso com a prática de exercícios físicos e manter sempre uma alimentação balanceada. Isso porque se ocorre um acúmulo de tecido adiposo em excesso no corpo, acontece um desiquilíbrio entre as funções dos órgãos, favorecendo assim o aparecimento de doenças, como o câncer.

Confira os Exames que toda mulher deve fazer

Confira mais

20, 30 e 40 Aos 20 anos, ou ao iniciar a vida sexual, toda mulher deve fazer a vacinação contra a infecção por HPV, que é o grande responsável pela transmissão da maioria das cânceres do colo de útero, do condiloma e da hepatite B. Vale ressaltar que este cuidado é importante porque o câncer de colo de útero é o segundo tumor que mais mata a população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama. Para mulheres que já iniciaram a vida sexual, deve-se adicionar na lista de exames de rotina o exame de Papanicolau. Além disso é importante realizar colposcopia, vulvoscopia, exames de sangue, ultrassom pélvico transvaginal e de mamas e captura hibrida, que ajudam na prevenção de miomas, infecções, lesões no colo do útero, cisto nos ovários e endometriose. Aos 30 anos, o colposcopia, colpocitologia oncótica e a ultrassonografia ainda devem ser mantidos na relação de exames de rotina.

Exames que toda mulher deve fazer - confira

Mais informações

Devem ser incluídos nesta lista, exames clínicos e a mamografia, que ajuda no rastreamento de câncer de mama, principalmente mulheres que já tenham no histórico familiar casos da doença. A partir dos 35 é importante começar a fazer densitometria óssea, porque é a partir desta idade que começa a existir uma perda da porção medular dos ossos da mulher. Deve-se também tomar um cuidado especial com a tireoide, glândula na região do pescoço que ajuda na produção de hormônios importantes para a saúde da mulher. Já aos 40, a mamografia deve ser incluída na lista de exames rotineiros. Também é importante acrescentar nesta fase, uma avaliação cardiológica, já que as alterações hormonais podem trazer o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Saiba os Exames que toda mulher deve fazer

50 anos

Aos 50 anos, a menopausa se instalará e as chances de desenvolver osteoporose aumentam. Por isso, a importante de realizar a densitometria óssea periodicamente. Além disso, é importante tomar mais cuidado com as doenças do coração. Vale ressaltar ainda que é nesta fase que aumenta as chances de aparecerem cânceres, sendo o de colo uterino, de cólon e de mama os mais comuns. Exames de sangue, Papanicolau e colonoscopia também são exames importantes para as mulheres se manterem sempre saudáveis.

Pesquisar
Artigos Relacionados