Exame de Sangue

links patrocinados

Exame de Sangue

Exame de Sangue

Por que fazer exame de sangue

Manter a saúde em dia é algo que exige muitas ações por parte das pessoas. Os exercícios físicos são extremamente importantes e a alimentação deve ser balanceada para que o organismo consiga obter todos os nutrientes que precisa para executar suas funções de forma correta.
No entanto, de nada adianta a pessoa sair por aí correndo e comendo de tudo se ela não tem um controle sobre o seu organismo, sobre o estado em que ele se encontra e sobre o que está circulando em seu sangue. O sangue é o responsável por carregar todas as substâncias e todos os nutrientes que o organismo precisa. Leva tudo a partir do sistema digestivo para outros órgãos do corpo a fim de que tudo ocorra da forma correta.

O que saber com o exame de sangue

O exame de sangue é composto de vários exames para determinar o nível de algumas substâncias no sangue. O principal deles (que na verdade costuma ser confundido com o nome “exame de sangue”) é o hemograma. O hemograma verifica o nível de três agentes sanguíneos: hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. Um baixo nível destes agentes pode indicar problemas como: maior probabilidade de hemorragias, infecções e até anemia ou leucemia.
Em seguida vem o exame para determinar a quantidade de colesterol bom e ruim no sangue. O colesterol está ligado a doenças cardíacas e obesidade. Além do exame do colesterol, o exame de sangue identifica o nível de algumas proteínas específicas, como a creatinina e também a produção de hormônios pela glândula tireoide.
Há outros tipos de exame que variam conforme a solicitação do médico que pediu o exame. Além disso, necessidades específicas para a verificação de substâncias particulares também podem ser solicitadas pelo médico caso necessário.

Como pedir um exame de sangue

Se você quer realizar um checkup, basta marcar uma consulta com seu médico e pedir para que ele solicite um exame de sangue completo. É necessário que o médico solicite, pois os laboratórios precisam da autorização e solicitação de um profissional da saúde para liberar os exames.
Com a guia de solicitação em mãos, basta ir até um laboratório para fazer a coleta do sangue e em alguns dias o resultado estará disponível. Muitos laboratórios já possuem tecnologia para disponibilizar o exame pela internet para que o paciente consiga acessá-lo em qualquer lugar. É importante que você fique em jejum de, pelo menos, seis horas antes do exame. As pessoas costumam fazer logo que acordam, pois passaram a noite toda em jejum e o exame será mais fidedigno.
É aconselhado que você leve algum acompanhante para a coleta do sangue. Isso é importante porque tirar sangue pode fazer com que sua pressão sanguínea baixe e você desmaie. A maioria das pessoas não tem problemas com isso, mas é importante prevenir.

Depois do resultado, a avaliação

Com o resultado do exame de sangue em mãos, marque uma nova consulta com seu médico para que ele possa avaliar toda a situação. Ele irá te dizer em que pontos você precisa melhorar e, caso haja alguma mudança brusca nos níveis de alguma substância ele certamente pode pedir exames complementares para verificar se você não possui alguma doença ou problema de saúde mais grave.
Lembre-se que é importante cuidar da saúde e os checkups são necessários com frequência. Se você pode fazer exames de sangue, então faça: é para o seu próprio bem.

Pesquisar
Artigos Relacionados